CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

1 792 - O Vieira, o Sacristão dos Cavaleiros do Norte...

Breda e Vieira, duo «musical» do Quitexe, no ano da graça de 1974

Andava com esta atravessada na memória: o Sacristão, o Vieira, que será feito dele?! Por assim dizer, valha a verdade, já nem me lembrava bem da cara!! Dele ouvi falar aí por Maio deste ano, à conversa com uma vizinha - dele me dizendo ela que está reformado, com uma filha e trabalhando a mulher numa escola da Vidigueira - vila onde ele explorou um bar. E com ele esteve o alferes Cruz, há 4 anos - quando por aquelas bandas foi à caça. Ver AQUI.
Não me lembrava da cara dele? Pois não! mas aí está ela, achada na casa do Breda - na Barosa de Leiria.
O Sacristão era, afinal, o Vieira, o Vidigueira, alentejano assim se popularizando no Quitexe por exercer essas funções, para além das de «quarteleiro do material de aquartelamento», é mesmo assim que se diz. Quarteleiro, pois, e daqueles companheiros que espalham simpatia, sempre de sorriso aberto, bonomónico - até eleito foi para membro da Comissão do MFA.
O capitão Oliveira, em louvor publicado na Ordem de Serviço nº. 168, assegura que desempenhou este serviço (o de quarteleiro) com «a maior boa vontade, dedicação e honestidade». Chama-lhe «voluntarioso» e dele escreveu que «soube simultâneamente ser um bom camarada, apresentando ao seu comandante de Companhia tudo o que lhe pareceu merecer correcção (...) destacando-se o auxílio prestado ao comando que serviu na sua comissão militar».
Pronto, era esta o nosso Sacristão!!! E ali está ele, é mesmo ele. Ele, na foto do Quitexe, tirada com o nosso grande companheiro Breda. Grande abraço!
- VIEIRA. Victor Manuel da Cunha Vieira, o Sacristão, 1º. cabo 
auxiliar de serviços religiosos. Aposentado, mora na Vidigueira (Alentejo).
- BREDA. Joaquim rama Breda, 1º. cano condutor. 
Aposentado, mora na Barosa (Leira).

1 comentário:

  1. Com o Breda só pode ser "um grande abraço". Ponto final. Para o amigo Vieira vai um grande abraço à moda da "Vidiguéééra". (Coitado ficou tão triste e deprimido quando aconteceu o incêndio no Quitexe, lembram-se? Já aquí foi relatado esse acontecimento). Muita saude para o amigo "Vidigueira", era assim que ele era conhecido.

    ResponderEliminar