A fazenda Santa Isabel, no dia 11 de Junho de 1974, o da chegada da
3ª. CCAV. 8423 (foto do furriel miliciano Agostinho Belo).
Os Cavaleiros do Norte de lá saíram a 10 de Dezembro do mesmo ano
Os furriéis milicianos José Lino, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, ao centro - ladeado por Manuel Dinis Dias e José António Nascimento, ambos da 1ª. CCAV. a de Zalala |
A 9 de Dezembro de 1974, o comandante interino do BCAV. 8423 voltou a reunir-se com os comandantes das Unidades do Comando do Sector do Uíge (CSU), de novo no BC12, em Carmona, e de novo para «estreitamento de contactos entre comandos». O mesmo já tinha acontecido nos anteriores dias 2, 4 e 7 - repetindo-se a 16, mas desta vez em Sanza Pombo, onde estava estacionado o BCAV. 8324.
O dia era segunda-feira e soube-se, da área económica, que o preço do café de Angola a baixar de 62 para 49 libras/peso e adivinhava-se, segundo o Diário de Lisboa, ser «possível que os preços não se mantenham nada firmes, já que os exportadores de Luanda e do Lobito necessitam de fazer vendas urgentes». Más notícias.
Em Lisboa, anunciava-ser para o dia seguinte a celebração do 18º. aniversário do MPLA, com um comício no Pavilhão dos Desportos - este, encerrando «a Semana da Solidariedade com os Povos das Colónias e da República da Guiné-Bissau», promovida pelo CIDAC.
A Casa de Angola, por sua vez, tinha previstos colóquios diários, às 21 horas, na Voz do Operário e desse dia 9 a sábado seguinte (14). No dia seguinte, domingo (dia 15), todavia e no Pavilhão dos Desportos, realizava-se «uma sessão de apoio ao MPLA, com numerosos cantores angolanos e portugueses», nomeadamente Rui Mingas, Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
Santa Isabel, fazenda de café onde se aquartelou a 3ª. CCAV. 8423, do capitão miliciano José Paulo Fernandes, fechava as últimas malas para o adeus definitivo - previsto e confirmado para o dia seguinte, 10 de Dezembro de 1974.
Sem comentários:
Enviar um comentário