O Natal em Vista Alegre, na 1ª. CCAV. 8423. Reconhecem-se o Horácio
Carneiro (primeiro, à esquerda) e os furriéis milicianos Plácido Queirós (o
terceiro, de bigode) e Eusébio Martins (primeiro à direita, de bigode), falecido
a 16 de Abril de 2014, por doença e em Belmonte, a sua terra natal
Os furriéis milicianos Viegas (no seu primeiro serviço em Angola) e Nelson Rocha, na entrada da messe de sargentos do Quitexe, nos primeiros dias de Junho de 1974 |
Aos 27 dias de Dezembro de 1974, no inesquecível Quitexe da nossa jornada uíjana de Angola, acabámos com a lata de rojões que o Neto tinha levado de cá, embalados numa lata de unto da Tobom que minha mãe lhe tinha mandado - quando cá esteve de férias. Estávamos nas oitavas das festas natalícias e o saboreio do precioso e saudoso manjar matou-nos muitas das saudades da lareira e da mesa tradicional de família.
Os furriéis milicianos José Pires e Francisco Neto, na entrada da messe do bairro Montanha Pinto, em Carmona |
Ao tempo, e apesar de reptidas promessas, a data da cimeira continuava por marcar. O Diário de Lisboa desse dia reportava que «não está de modo nenhum afastada a possibilidade de o encontro entre os três movimentos e o Governo Português vir a ter ligar em território nacional». Na véspera, e a Lisboa, tinha chegado a delegação portuguesa que, em Kinshasa, se encontrara com Holden Roberto - o presidente da FNLA. Jonas Savimbi, presidente da UNITA, reunira em Brazaville com altos dirigentes do MPLA, «incluindo Agostinho Neto», o presidente.
«Tudo parecia indicar - noticiava o Diário de Lisboa de há precisamente 41 anos - a iminência de um encontro entre os três movimentos» - MPLA, FNLA e UNITA.
A Presidência da República, em Lisboa, por seu lado e em comunicado, negava que a Cimeira estivesse marcada para 3 de Janeiro de 1975 - como um jornal diário noticiava nesse 27 de Dezembro. «Esclarece-se que a notícia em causa carece de fundamento», sublinhava a nota presidencial, acrescentando que «no presente momento, toda e qualquer informação sobre o assunto é prematura, nomeadamente quanto a datas e locais».
Sem comentários:
Enviar um comentário