CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

3 283 - Cavaleiros do Norte da CCS a 4 de Junho na Maia

Imagem (menos boa) do primeiro encontro dos Cavaleiros do Norte, nos 
20 anos da chegada de Angola. A  9 de Setembro de 1995, na Estalagem
da Pateira, em Fermentelos (Águeda)


O (ex-furriel) Viegas a intervir no
primeiro encontro dos Cavaleiros do Norte,
em Águeda, na estalagem da Pateira, a
9 de Setembro de 1995


Os Cavaleiros do Norte da CCS vão reunir a 4 de Junho de 2016 na Maia, na Quinta do Galo - à Barca, na Estrada Nacional 14. Será o encontro de 2016, com concentração na Igreja Paroquial de Santiago de Custóias, em Matosinhos.
A organização é do (1º. cabo) Alfredo Coelho, o Buraquinho, com apoio directo e imprescindível dos condutores Gomes e Celestino e do escriturário Miguel Teixeira (1º. cabo) - todos eles gente do Porto. 
«Pedimos que os interessados em participar tal comuniquem com a possível brevidade, no máximo até ao dia 15 de Maio, para facilitar a organização», sublinhou Alfredo Coelho (Buraquinho), acrescentando o pedido de que «façam a possível divulgação do evento, junto de outros camaradas».
O primeiro encontro dos Cavaleiros do Norte foi precisamente 20 anos depois do regresso de Angola e decorreu em Águeda, na Estalagem da Pateira, organizado pelo (ex-furriel) Viegas. Participaram mais de 300 pessoas, entre ex-militares do BCAV. 84232 e familiares.
Os furriéis milicianos António Carlos Letras e 
António Cruz (e esposa), ambos da 
2ª. CCAV. 8423,  a de Aldeia Viçosa, no 
primeiro encontro dos
Cavaleiros do Norte, a 09/09/1995
O momento mais emotivo foi o da chamada do António Santana Cabrita, soldado básico, para, em nome de todos os Cavaleiros do Norte, entregar uma peça de faiança de Águeda ao comandante Almeida e Brito. 
«Simbolizamos neste gesto, de partilha entre a menos alta e a mais alta patente do BCAV. 8423, a comunhão de responsabilidades e solidariedade que nos levou e nos trouxe da jornada africana de Angola», disse o ex-furriel Viegas, anunciando um momento que foi intensamente vivido e aplaudido.
O comandante Almeida e Brito, por sua vez, sublinhou as virtudes militares e a soberana jornada africana dos Cavaleiros do Norte no Uíge angolano. «A missão que nos levou a Angola só nos honra. Cumprimo-la com elevação e patriotismo, em  momentos 
dramáticos, que exaltaram a capacidade, competência e desprendimento de todos nós», disse Almeida e Brito.
Os interessados em inscrever-se para o encontro da Maia podem contactar Alfredo Coelho, o Buraquinho (pelo telemóvel 
933726335), os condutores Gomes (914268534) Joaquim Celestino (912797280) e o escriturário  Miguel (966501731).

Sem comentários:

Enviar um comentário