Cavaleiros do Norte no Quitexe: Fernandes, Cardoso, Querido, combatente da FNLA e Rocha (de pé), Carvalho, Monteiro e Belo |
Os furriéis milicianos Viegas e Pires, com um combatente da FNLA, a 4 de Novembro de 1974, na aldeia do Dambi Angola, próxima do Quitexe |
Angola continuava a fervilhar dúvidas e a multiplicar combates. Nas últimas 24 horas de 4 de Setembro de 1975, uma quinta-feira, tinham-se registado confrontos a norte do Caxito, entre o MPLA e a FNLA. As informações que de lá chegavam, «embora pouco claras», atribuía «a vitória do MPLA», cujas forças teriam «logrado cercar as tropas rivais. ocupando agora a barragem de Mabubas».
A ser assim, e a dúvida estava estampada nas páginas do Diario de Lisboa de 4 de Setembro de 1097, «poderá estar temporariamente afastado o perigo da estação de abastecimento de água a Luanda, situada em Quinfangondo, ser tomada pelas forças da FNLA».
O Diário de Lisboa de 4 de Setembro de 1975 noticiou a vitória do MPLA sobre a FNLA, no Caxito |
O mesmo Kakumba, nessa oportunidade, afirmou também que a UNITA «não reconhecia a autoridade do Alto Comissário português» e pediu que Portugal «retire imediatamente as suas tropas de Angola».
Sem comentários:
Enviar um comentário