O Carlos Ferreira, cozinheiro da CCS, que hoje faz 64 anos, com o condutor Henrique Esgueira. Aqui, no encontro de Ferreira do Zêzere, a 29 de Maio de 2010 |
A 19 de Setembro de 1975, há precisamente 41 anos, noticiava a imprensa de Lisboa que «o exército do MPLA está a 30 quilómetros da cidade de Carmona, uma das mais importantes fortalezas da FNLA, continuando a reagrupar as suas forças para um poderosa ofensiva que visará também o porto de Ambriz».
Queríamos saber novidades da «nossa» Carmona? Pois aí as tínhamos.
O capitão josé Diogo Themudo com o alferes miliciano João Machado (à esquerda) e capitão José Paulo Falcão na varanda do comando do BC12, em Carmona |
Os dois outros redutos que o MPLA pretendia tomar eram Nova Lisboa e Ambriz, para além de Carmona. Não se sabia (a notícia do Diário de Lisboa não fala desse pormenor), era a posição desses 30 quilómetros. Se foi pela Estrada do Café, já as FAPLA´s tinham passado o Quitexe. Não sabemos.
O 19 de Setembro de há 41 anos era sexta-feira e já desde a terça-feira anterior que o MPLA pressionava a UNITA, na Quibala, para entrar em Nova Lisboa. O combates prosseguiram no dia seguinte.
O dia 19 de Setembro é de aniversário de pelo menos dois Cavaleiros do Norte: o coronel José Diogo Themudo e o cozinheiro Carlos Ferreira.
Capitão de Cavalaria ao tempo, José Diogo da Mota e Silva Themudo chegou a Carmona em Março de 1975, para exercer as funções de 2º. comandante do BCAV. 8423, que exerceu justificando louvor, nomeadamente porque «chamado a intervir (...) durante o grave conflito armado entre movimentos de libertação, soube obter o melhor rendimento do escasso pessoal de que dispunha e ao mesmo tempo accionar a segurança a elevado número de refugiados que solicitaram a protecção das NT».
Coronel de cavalaria aposentado, vive em Lisboa - onde se dedica a actividades equestres. Hoje, festeja 75 anos!!!
O soldado auxiliar de cozinha Carlos Manuel da Piedade Ferreira (foto ao lado) serviu no refeitório dos praças, no Quitexe e também em Carmona. Fez vida na função pública, como motorista do Hospital Distrital de Santarém e está aposentado, residindo em Achede (neste concelho ribatejano), onde se ocupa de actividades agrícolas. Comemora 64 anos!
Parabéns para ambos os aniversariantes, dois bons companheiros Cavaleiros do Norte!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário