O então alferes miliciano Cruz (à direita) numa praia de Luanda, em Agosto de 1975 e com o capitão José Manuel Cruz e familiares. Hoje, engenheiro aposentado, festeja 71 anos em Santo Tirso! |
Os alferes milicianos António Manuel Garcia (Ran- gers, falecido a 01//11/1979, de acidente) e António Albano Cruz (Mecânica), a 8 de Setembro de 1974, na Fazenda Vamba |
O dia 24 de Setembro de 1974, pelas bandas do Uíge e dos Cavaleiros do Norte, foi tempo de mais uma visita do comandante Almeida e Brito (e oficiais da CCS) à 2ª. CCAV. 8423, aquartelada em Aldeia Viçosa e comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.
A razão? «Contactos necessários ao bom andamento dos trabalhos militares», como explica o Livro da Unidade. Já lá tinha estado a 13 e 19.
O alferes Lains dos Santos. ladeado pelos furriéis Jorge Barata (falecido a 11/10/1997, em Alcains) e Américo Rodrigues,que hoje faz 64 anos em V. N. de Famalicão. Todos atiradores de Cavalaria |
Ao tempo, a equipa de Foto-cine do BCAV. 8423 tinha iniciado «as suas actividades, com projecção de um filme em todas as unidades e destacamentos». Era uma iniciativa integrada no campo da acção psicológica, como outras - por exemplo, a realização de jogos de futebol, ou as visitas do oficial capelão, que ao tempo era o alferes (e padre) José Ferreira de Almeida.
O dia, por Angola, foi para se saber que um grupo de representantes dos movimentos angolanos iria conferenciar com o Presidente António Spínola, nos dias 26 e 27, em Lisboa. O anúncio era oficial, segundo a Agência France Press, e eram conhecidos alguns nomes: Joaquim António Ferronha (secretário geral do Partido Cristão Democrata de Angola, o PCDA) e os jornalistas Ruy Correia Freitas (director do jornal «A Província de Angola») e João Fernandes (director da revista «Notícia»).
A informação, citada pelo Diário de Lisboa de há 42 anos, na última terça-feira desse Setembro, não referia nenhum dos três movimentos de libertação: a FNLA de Holden Roberto, o MPLA de Agostinho Neto ou a UNITA de Jonas Savimbi.
A 24 de Setembro de 1975, um ano depois e com os Cavaleiros do Norte já em Portugal, soube-se que a Organização de Unidade Africana (OUA) preparava para Campala (Uganda) uma cimeira dos três movimentos de libertação, com dirigentes africanos e «provavelmente também do Governo Português».
Notícia do Diário de Lisboa de 24 de Setembro de 1974 sobre o encontro de António Spínola com angolanos |
O dia de hoje, pelas bandas do Santo Tirso, é tempo de festa de anos: os 71 do então alferes miliciano António Albano Araújo de Sousa Cruz, agora engenheiro aposentado. Por lá, já licenciado e responsável pelas oficinas-auto do BCAV. 8423, comemorou 27, com sua «mais-que-tudo» (a dra. Margarida) e o filho Ricardo.
A festa natalícia desse dia de há 42 anos não foi só dele, entre os Cavaleiros do Norte (como aqui demos conta nos dois dias anteriores). Fizeram 22 anos, então, os também agora aposentados furriel miliciano Américo Rodrigues (da 1ª. CCAV. 8433, a de Zalala, agora fixado em Vila Nova de Famalicão) e o «transmissões» Couto Soares (da CCS, que mora na Póvoa do Lanhoso). Ambos agora comemorando 64! Parabéns para todos!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário