Alberto Marques, da AV, que hoje festeja 71 anos! |
Carla Gaspar e o furriel Victor Guedes (de SI) |
Os dias do Uíge angolano do norte, os de há 48 anos, iam passando entre fermentos de expectativas e os (possíveis) sonhos relativamente ao nosso cada vez mais desejadíssimo regresso a Portugal e a missão que lá nos levou.
A Angola doce e misteriosa que nos enfeitiçava a alma, atravessava período crítico, com recolher obrigatório em Luanda, muito embora, e citamos o Diário de Lisboa desse dia de há 48 anos, a imprensa anunciasse que «a situação encontra-se praticamente normalizada» e também que «na noite anterior e manhã de hoje não se registaram incidentes».
«Centenas de refugiados estão albergados nos liceus e estabelecimentos de ensino superior, onde foram organizados centros de socorro», anunciava a imprensa.
João Rito, furriel mil. da 1ª. CCAV. 8423 |
Rito, furriel de Zalala,
faria hoje 71 anos !
O furriel miliciano João Correia Marques Rito, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, faria hoje 71 anos. Tragicamente, faleceu a 17 de Maio de 2008.
Cavaleiro do Norte da mítica fazenda Maria João, a de Zalala, o Rito lá se apresentou no mês de Dezembro de 1974, em rendição individual - substituindo o furriel Fernando Mota Viana, que de lá saíra em Outubro de 1974. Rodava do Casage e da 1ª. CCAÇ. 4617, formada em Évora.
Natural de Freixianda, freguesia de (Vila Nova de) Ourém, o furriel Rito lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, e onde, sempre solteiro, trabalhou na área da extracção de resinas.
Hoje o recordamos, dele fazendo memória, com muita saudade de um bom companheiro da missão que, há 49 anos, nos levou ao norte de Angola! RIP!!!
Alberto Marques na actualidade |
Marques, 1º. cabo cripto
de Aldeia Vilosa, festeja 71
anos em Vila Nova de Gaia !
O 1º. cabo Marques, combatente da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão José Manuel Cruz, festeja 71 anos a 5 de Maio de 2023. Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte com a «secretíssima» especialidade militar de operador-cripto, Alberto Jorge de Oliveira Marques, de seu nome completo, também passou pela cidade de Carmona (agora Uíge e capital da província do mesmo nome, no norte da Angola) e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do norte de Angola.
Fixou-se em Mafamude, freguesia do município de Vila Nova de Gaia. Por lá fez (e faz) a vida e lá mora, agora na Urbano de Moura, para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Carla Gaspar, em foto recente, ladeada pelas irmãs São, à esquerda, e Lurdes Morais, três jovens do Quitexe de 1974/1975 |
A casa que foi messe de oficiais da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe, foi, há 62 anos, o berço de nascimento de Carla Gaspar que, por 1974 e 1975, foi contemporânea dos Cavaleiros do Norte.
Os tempos desses idos anos eram de guerra, não esqueçamos, mas também de alimento e fervura de aceleradas paixões (muitas delas platónicas e nunca confessadas...), semeadas pela nossa jornada africana de Angola. Era quando Carla, com juvenis 14 anos e estudante do Liceu Nacional de Carmona, aos fins de semana voltava ao Quitexe em visita de família e aos encontros de jovens da missão do padre Albino Capela. Onde se juntava com as irmãs Morais (na foto) e outros jovens e adolescentes quitexanas.
A Carla é filha de Amélia e Carlos Gaspar (ambos já falecidos), neta de Ricardo Gaspar (o fundador de Zalala). O pai Carlos era dono de uma fazenda dos arredores do Quitexe e a família regressou a Portugal por altura da independência de Angola.
Carla Gaspar, agora sexYgenária e sempre jovial, trabalha no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Sines e mora na cidade de Santo André. Há uma semana e pela morte do saudoso (padre) Albino Capela, longamente falámos ao telefone, recordando, nostálgicos, os cheiros e os sabores da farta terra uíjana que nos «engravidam» a alma. E, ui!!!, ui!!!... quantas saudades!!!
Parabéns, Carla, pelos frescos e felizes 62 anos de vida que hoje se passam!!
Sem comentários:
Enviar um comentário