CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 21 de maio de 2023

7 174 - Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 no encontro de Castelo Branco!

O capitão José Manuel Cruz e o falecido João Rito (foto de arquivo e com a viúva
Maria dos Anjos de costas, à esquerda) num encontro da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa

O (furriel) Ramalho e o (1º. cabo) Beato, os
mordomos-mor dos encontros da 2ª. CCAV. 8423

O encontro de 2023 dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, foi ontem na Quinta Varandas das Estevas, em Castelo Branco. 
Um encontro de fartas emoções e memórias!
«Cá estamos nós, de novo, três anos e meio depois do último encontro, intervalados pela COVID que nos afastou fisicamente mas não «matou» a saudade e a camaradagem que construímos e cimentámos no nosso tempo de militares, por cá e por terras de Angola», disse o capitão José Manuel Cruz, quem comandou os Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa pelas terras uíjanas do norte de Angola, pelos já distantes anos de 1974 e 1975.
O encontro juntou mais de uma centena de pessoas, entre antigos combatentes e familiares e teve particular participação de Maria dos Anjos Jerónimo, viúva do saudoso João Rito - que nos deixou a 1 de Março de 2016, vítima de doença.
Maria dos Anjos quis honrar o seu (dele) firme desejo de um encontro acontecer em Castelo Branco e associou-se, em termos organizativos e presenciais, aos habituais «mordomos»: 
o furriel Rafael Ramalho e o 1º. cabo José Maria Beato.
Participar em todos os convívios, desde que é viúva - o primeiro foi o de Guimarães, em 2017 -, é para Maria dos Anjos, o «cumprir a vontade do meu marido».
«Eu sei que fica feliz com a minha presença», disse-nos em Abril deste ano, antecipando o encontro que ontem se realizou em Castelo Branco. 
E tudo correu bem, muito bem e em memória e saudade de João Jerónimo Rito! 
Furriel Abel
R: Mourato
Palongo e Victor
Vicente em 2019

Organização impecável,
o Mopurato e o Vicente!

A organização «foi impecável» e emotiva, envolvendo um mar de recordações dos tempos distantes e saudosos da jornada africana que, para além de Aldeia Viçosa, também levou a 2ª. CCAV. 8423 até à cidade de Carmona -a ctua cidade do Uíge.
E foi tempo, também, para o 1º cabo José Maria Beato recordar dois compaheiros que falecerem desde o últmo encontro, o de 2019: o furriel Abel Maria Ribeiro Mourato, vagomestre  (falecido a 2 de Junho de 2020, vítima de doença e em Vila Viçosa) e o 1º. cabo Victor Manuel Nunes Vicente, apontador de morteiros (a 4 de Fevereiro de 2021, também de doença e em Lisboa).
Por eles, e em deles memória, foi guardado um minuto de silêncio, respeitosa e religiosamente respeitado.
Presenças notadas, sendo impossível citar todos os ex-combatentes dos Cavaleiros do Norte do BCv. 8423, lembremos o já citado capitão José Manuel Cruz, comandante da subunidade, os alferes milicianos Domingos Carvalho e Jorge Capela e os furriéis José Maria Ferreira, Carlos Letras, Mário Matos, José Gomes, António Artur Guedes e Rafael Ramalho.
- AMANHÃ: Outros momentos dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423!

Sem comentários:

Enviar um comentário