CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 1 de junho de 2023

7 186 - Cavaleiros no Barracão de Pombal com mais de 400 pessoas! Zalala´s chegaram a Angola!

Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS do BCAV. 8423, 31 anos maos novos e no encontro de 1 de Junho de
 1996, no Barracão, em Pombal: o soldado Francisco Madaleno, os furriéis José Monteiro, Viegas e Francisco 
Neto, o soldado Raúl Caixarias, e os 1ºs. cabos João Pinto e José Cordeiro

A ementa do encontro do BCAV.
8423 de há 31 anos (em Pombal)
Comandante C.
Almeida e Brito



Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 estiveram reunidos a 1 de Junho de 1996, há precisamente 31 anos.... no restaurante S. Francisco, no Barracão, próximo de Pombal.
As 4 companhias do Batalhão e farta e prolongada confraternização!
O cpmandnata Almeida e Brito «presidiu» aos «trabalhos» e exaltou as virtudes militares e o espírito solidário que se sentiu e viveu por terras uíjanas do norte de Angola.
O convívio também teve participação dos capitães milicianos Davide Castro Dias, José Manuel Cruz e José Paulo Fernandes (comandantes das 3 unidades operacionais) e foi o segundo e o último em termos de Batalhão, que reuniu cerca (ou mais) de 400 pessoas. O primeiro tinha sido no ano anterior, em Águeda - na Estalagem da Pateira.
Só por curiosidade, recordemos que a ementa evolveu sopa de legumes, arroz de peixe e lombo de poro assado, com sobremesa de doces, fruta da época e café. 
As entradas foram generosas e fartas: morcela e chouriço assado, pastéis de bacalhau, rissóis de peixe e croquetes. Tudo acompanhado por vinho maduro tinto e branco, vinho verde, espumante bruto, refrigerantes e, vá lá..., também água. Também aguardentes, brandys e whiskys.
Não faltrou nada! Nem farto entusiasmo e alguns excessos
A última Bandeira de Portugal arriada em Zalala: furriéis
milicianos Ribeiro e Branco, da BCAÇ. 4211, à esquerda,

 e o capitão Castro Dias, comandante da 1ª. CCAV. 8423
(que a arriou a 25/11/1974) e e o furriel Viegas (da CCS)


Cavaleiros de Zalala
chegaram a Luanda !


Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Castro Dias, desembarcaram em Luanda na madrugada de 1 de Junho de 1974. 
Há precisamente 49 anos!
O destino era Zalala, onde chegaram a 7 de Junho seguinte, e de lá o capitão Davide de Oliveira Castro Dias - comandante desta subunidade - trouxe a última Bandeira de Portugal, que ainda hoje religiosamente guarda e mostrou a 21 de Fevereiro de 2020, quando, com o furriel Viegas, se encontrou com dois «zalala´s» da BCAÇ. 4211, a subunidade que lá a 1ª. CCAV. 8423 substituiu.
O encontro foi em Águeda, de onde é o Viegas e também os furriéis Joaquim Branco e Carlos Ribeiro, ambos «caçadores» da 1ª. CCAÇ. 4211.
A 1ª. CCAV. 8423 também jornadeou por Vista Alegre e Destacamento de Ponte do Dange (onde chegou a 25 de Novembro de 1974), Songo (a 24 de Abril de 1975) e Carmona (a 12 de Junho e aquartelada na ZMN). 
Armando Gomes


Gomes, do PELREC, faria 
71 anos. Faleceu há 34!

O soldado Armando Domingues Gomes, Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, faria hoje 71 anos, dia 1 de Junho de 2023.
Foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e integrou o PELREC da CCS mas, infelizmente, faleceu a 3 de Setembro de 1989. Já lá vão quase 34 anos!
Atirador de Cavalaria, exerceu voluntariamente as funções de padeiro e de «maneira eficiente e dedicada (...), sem que para tal tivesse conhecimentos profissionais, nunca se poupando a esforços», o que lhe valeu louvor do comandante Almeida e Brito, por proposta do capitão António Oliveira, comandante da CCS. O louvor foi publicado na OS nº. 165 e acrescenta também que foi «militar muito correcto de trato, disciplinado e bom camarada».
O Gomes regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se em A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras - de onde era natural. Faleceu aos 37 anos, por razões que desconhecemos, e hoje o recordamos com saudade. RIP!!! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário