CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 7 de junho de 2023

7 193 - A chegada da 1ª. CCAV. 8423 a Zalala e o almoço de convívio 2023 em Fátima!

Os «zalalas» em Fátima, no encontro de 27 de Maio de 2023
Zalalas´s das TRMS: António Lago, Rogério Raposo,
furriel João Dias, José Aires e 1º. cabo Jorge Silva





Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 chegaram à uíjana Fazenda Maria João, a de  Zalala, no dia 7 de Junho de 1974.
Há precisamente 49 anos!
Há 49 anos e quando ainda a CCS se acomodava no Quitexe, vila por onde nesse dia passaram, rodando do Campo Militar do Grafanil.
A 27 de Maio de 2023, 49 anos depois, os «zalala´s» reuniram-se em Fátima, em mais um encontro com a chancela organizativa do furriel João Dias e na Quinta do Casalinho Farto. E com a sempre envolvente participação de Davide Castro Dias - o então capitão miliciano que comandou esta subnidade do BCAV. 8423.
A pandemia (ainda) teve alguns efeitos na participação dos «zalalas», notando-se a ausência de todos os oficiais milicianos e deles se sabendo
O 1º. cabo Dorindo Santos, à esquerda,
participou pela primeira vez, Aqui, com 
 furriel João Dias, em 2018
que o alferes José Manuel Lains dos Santos se encontra(va) em internamento hospitalar. Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa faleceu, de doemnça, a 26 de Janeiro de 1921 e, por  diferentes razões, não estiveram Pedro Marques da Silva Rosa e Carlos  João da Costa Sampaio.
Furriéis milicianos, participaram três: o organizador João Custódio Dias, Fernando Manuel da Mota Viana e o João Matia da Mota Aldeagas, sabendo-se que o Manuel Moreira Pinto também está adoentado. E logo ele, que não falta a nenhum encontro e, com o Plácido Jorge de Oliveira Guimarães Queirós (e outros) e pelo norte do país, regularmente outros organiza ao longo do ano.
Novidade de 2023 foi a «estreia», em termos de participação, do 1º. cabo Dorindo Santos, que pela jornada africana do Uíge angolano foi mecânico-auto de especiaidade militar e natural de Ílhavo, onde mora. Viajou para Fátima, l
a reachando e abraçando velhos companheiros de Zalala, de Vista Alegre/Ponte do Dange, do Songo e de Carmona.
Juntaram-se e alegremente conviveram 30 antigos combatentes da 1ª. CCAV. 8423 e 28 familiares. E a festa foi bonita! Para o ano, mais haverá! Que dúvidas não existam! Inté, então!
José Almeida

Almeida, TRMS de Zalala,
faz 71 anos em Sesimbra !


O soldado José António Gomes de Almeida, especialista de Transmissões de Infantaria da 1ª. CCAV. 8423, comemora 71 anos a 7 de Junho de 2023.
Cavaleiro do Norte da mítica e saudosa Fazenda de Zalala, o Almeida integrou o 4º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano José Manuel Lains dos Santos, e também passou pelas uíjanos chãos de Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e Carmona, antes do Campo Militar do Grafanil, nos arredores de Luanda e onde a sua subunidade chegara de Portuga a a 5 de Junho de 1974.
Os Cavaleiros do Norte de Zalala regressaram a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e o Almeida à sua casa da Travessa do Antunes, em Sesimbra, onde continua a viver e para onde - e para ele... - vai o nosso abraço de parabéns!
Jacinto Diogo, de 1º. cabo no Uíge
a famoso operador turístico na
Quarteira. Hoje faz 71 anos!

Jacinto, 1º. cabo do CSU,
71 anos na Quarteira !


O 1º. cabo Jacinto, escriturário do Comando de Sector do Uíge (CSU), em Carmona, está hoje em festa: comemora 71 anos.
Jacinto Sebastião Gomes Diogo, de seu nome completo, já estava em Carmona quando lá chegaram os Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, a 2 de Março de 1975.
Algarvio de Odeleite, em Castro Marim, lá voltou em 1975, após ter cumprido a sua jornada africana do norte de Angola, onde foi louvado pelo seus bons serviços militares.
A vida familiar e profissional, já em Portual, levou-o para mais junto do mar algarvio e tornou-se próspero e afamadíssimo empresário do sector da restauração, fundador, trabalhador e gestor do prestigadíssimo restaurante «O Jacinto», na avenida Sá Carneiro da algarvia e turística Quarteira.
É lá onde regularmente o achamos, com ele sempre fazendo memórias dos chãos angolanos, e é
 para lá e para ele, hoje mesmo, que vão os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário