CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 28 de junho de 2023

7 214 - Apoio do BCAV. 8423 à economia do Uíge! A Operação «Castiço DIH» e 4 Cavaleiros do Norte em festa!



l
O alferes Carvalho de Sousa e os furriéis João António Piteira Brejo (que hoje mesmo
festeja 71 anos), António Artur Guedes e Mário Matos. Cavaleiros do Norte, todos
combatentes milicianos e da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa!
A Estrada do Café entre o Dambi Angola e o Quitexe, a 24 de
Setembro - quando por lá passou o furriel Viegas, da CCS.
Estrada em muito bom estado mas... sem café que se visse.
Só mata e alguns bananais e muita madeira cortada!



Há 49 anos, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 jornadeavam pelo Uíge angolano e continuavam a sua actividade operacional especialmente focada na operação «Castiço DIH» - iniciada no dia 20 e Junho e anterior e que continuaria até 7 de Julho de 1974.
Paralelamente, e porque estava numa zona de acção «onde se encontravam sediados vários «quartéis» do IN», a sua actividade «esteve sempre orientada para esses refúgios» dos guerrilheiros da FNLA - o movimento angolano de libertação que (mais) actuava na ZA e era liderado por Holden Roberto.
O objectivo, de acordo com o livro «História da Unidade», era «dar apoio a todos os fazendeiros e à cobertura económica das actividades do subsector». Por esse tempo de 1974, recordemos, decorria a apanha do café nas imensas e muitas fazendas agrícolas da região - café que era uma das mais significativas, se não mesmo a maior riqueza do Uíge.
Por alguma razão era chamada «capital do café» e que pena tivemos nós quando, nos dias 24 e 25 de Setembro de 2019, por lá passámos e soubemos e  vimos o abandono parcial das fazendas que tanta riqueza davam a Angola. 
João Brejo no encontros da 2ª. CCAV.
8423, em Salvaterra de Magos (2015)

Brejo, furriel de Aldeia

Viçosa, 71 anos no Seixal!

O carismático furriel miliciano João António Piteira Brejo, alentejano de Montemor-o-Novo, foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a da uíjana Aldeia Viçosa. 
Hoje, dia 28 de Junho de 2023, festeja 71 anos!
O Brejo é natural do lugar de S. Mateus, na freguesia de Nossa Senhora da Vila, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975 - depois de concluída a comissão de serviço em Angola.
A sua última fase da carreira profissional foi desenvolvida na área da segurança, e residiu na Cruz do Pau, no município do Seixal. Mora agora, já aposentado, voltou ao chão natal, onde, no monte de família, se divide co uma cadela, um gato e um canário.
É para lá que vai o nosso abraço de parabéns - assim como para um dos seus três filhos (o Rui António, o do meio), que é 1º. sargento da Marinha e no mesmo dia, o de hoje, faz 40 anos. Outro, está na Força Aérea e outro é estafeta por Lisboa. E deles tem 3 netas e um neto. 
Parabéns para todos!
Delmar Alves, 1º.
cabo do PM 4281


Delmar Alves dos 
Morteiros, festeja 71
anos em Espinho!

O 1º. cabo Delmar Mendes Alves foi enfermeiro do Pelotão de Morteiros 4281, contemporâneo dos Cavaleiros do Norte por terras de Angola e comandado pelo alferes miliciano João Leite.
Enfermeiro de especialidade miitar, popularizou-se no Quitexe por jogar futebol e está em festa dos 71 anos, que assinala hoje, dia 28 de Junho de 2020, em Espinho - onde reside. 
Trabalhou na cidade do Porto, na gestão de uma loja do Grupo SuperCasa, especializada em decoração de interiores.
Parabéns!
Aniano e os «seus»
em dia de 2020!
Aniano condutor- -auto de
A. Viçosa em 19754/1975

Aniano, condutor de 
Aldeia Viçosa 71 anos 
na Mealhada !

O soldado condutor auto-rodas Aniano Mesquita Tomás foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 71 anos a 28 de Junho de 2020.
Hoje mesmo!
Natural da freguesia de Ventosa do Bairro, no município da Mealhada, em plena Bairrada, lá regressou no dia 10 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do nortenho Uíge de Angola.
Trabalhou na área da serralharia mecânica e, aposentado há já alguns anos, por lá vive e sempre atento ao dia-a-dia os Cavaleiros do Norte que, por terras uíjanas, foram seus companheiros de armas comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.
Parabéns e mais e muitos aniversários no futuro!
Fazenda Santa Isabel

Matias de Santa Isabel,
o que será feito dele?!


O soldado António Manuel da Silva Matias, combatente da 3ª. CCAV. 8423, faz hoje 71 anos!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, não completou a sua missão nesta subunidade da Fazenda Santa Isabel, por razões disciplinares. Na verdade, aos ido dias de Outubro de 1974, sofreu uma pena de 10 dias de prisão, depois agravada para 15 dias, no BCAV. 8423 - tendo rodado para unidade que desconhecemos. 
Julgamos saber que mora(rá) na Pontinha, nos arredores de Lisboa.
Alguém sabe(rá) dele? Entreguem-lhe os nossos parabéns e mandem-nos o seu contacto!

Sem comentários:

Enviar um comentário