CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 4 de junho de 2023

7 190 - A 3ª. CCAV. 8423, de Santa Isabel: Os 50 anos da partida e os do regresso de Angola !


Cavaleiros da Santa Isabel em Santa Maria da Feira. À frente e à esquerda, os casais António
Flora (furriel) e Carlos Silva (alferes). Quem identifica os restantes?
O capitão José Paulo Fernandes na sua oração de
 03/06/2023. Ao lado, o 1º. cabo Coelho (Buraquinho)


Os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel «mataram» as saudades dos 4 anos que a COVID 19 afastou, já desde 2019, mas que não deixaram de ser cuidadosamente regadas no seu canteiro de nostalgia, de respeito, de afectos e de eterna camaradagem.
«Estamos aqui juntos, para mais uma vez lembrar tempos complicados da nossa vivência de África, tempos que vivemos por terras do norte de Angola e tempos de guerra. Que não esquecemos, que recordamos e sempre recordaremos. Sempre...» disse o engº. José Paulo Fernandes, que pelos chãos uíjanos d´Angola foi capitão miliciano de infantaria e comandante da 3ª. CCAV. 8423, a subunidade do BCAV. 8423 inicialmente aquartelada na Fazenda Santa Isabel e depois também jornadeando pela vila do Quitexe e cidade de Carmona.
Reviver a jornada africana do norte uíjano de Angola é ritual que se entranhou, de vez e para sempre e sempre se multiplicando na alma e no coração de bem-querer dos Cavaleiros do Norte - sejam eles de qualquer das subunidades que seja, da CCS (a da vilado Quitexe) à 3ª. CCAV. (a da Fazenda Santa Santa Isabel, pela 1ª. CCAV. (a Fazenda de Zalala) e a 2ª. CCAV. (a da vila de Aldeia Viçosa).
Ai o que se sofre quando ir não se pode!!! E quando se evocam os que já partiam!

Os 50 anos da partida
e do regresso de Angola !



A definir ficou o local do encontro de 2024, que será o dos 50 anos da partida para Angola. E o de 2024, o do meio cententário do regresso.
Dividiram-se as opiniões, que os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel são muito plurais..., havendo quem alvitrasse o encontro em Santa Margarida (proposto pelo furriel José Querido e como já fez a CCS a 3 de Junho de 2017), outros em Chaves e outros em Tomar (o clarim Armando Silva).
A seu tempo, e em útil tempo, decidirão.
Isso não arrefeceu, bem pelo contrário, entusiasmo deste reencontor, super-bem animado pelo acordeon e as cantigas populares do Armando Mendes da Silva (foto ao lado), que é já, e desde há muitos anos, um verdadeiro ícone destes encontros.
O certo, ceríssimo..., é que para o ano encontro haverá entre os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel.

O capitão José Paulo Fernandes, à esquerda, falando
«às tropas», em 2017. À direita, o segundo, é Carlos
Carvalho que faleceu a 27 de Maio de 2023
A chegada da 2ª. CCAV.
e a partida da 3ª. CCAV.
8423 para Angola!


A 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão miliciano José Manuel Cruz, aterrou no aeroporto internacional de Luanda na manhã de 4 de Junho de 1974. 
Há 49 anos! 
No mesmo dia, partiu de Lisboa a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel.
Os companheiros da 3ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Paulo Fernandes, foi a quarta do BCAV. 8423 a chegar a terras africanas, juntando-se à CCS do capitão António Oliveira, no Quitexe (lá chegada a 30 de Maio), a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala e do capitão miliciano Davide Castro Dias (a 1 de Junho) e a 2ª. CCAV. 8423, do capitão José Manuel Cruz (a 4 de Junho), todos aquarteladas no Campo Militar do Grafanil.
A partida para o Uíge e a Fazenda Santa Isabel viria a acontecer no dia 11 de Junho, onde substituiu a 3ª. CCAÇ. 4211 - já depois de também terem rodado as outras três companhias, respectivamente nos dias 6, e 10 de Junho de 1974.
Oficiais milicianos, eram os alferes Augusto Rodrigues, Carlos Silva, Pedrosa de Oliveira e Mário Simões. Os quadros desta subunidade incluíam o 1º. sargento Francisco Marchã e os furriéis milicianos Ângelo Rabiço (enfermeiro), Agostinho Belo, (vagomestre), João Cardoso (TRMS), José Lino (mecânico-auto), Vicpr Guedes (armamento pesado e já faecido) Armindo Reino (Operações Especiais, Rangers) e os atiradores de Cavalaria Delmiro Ribeiro, António Flora, António Fernandes, Alcides Ricardo, José Fernando Carvalho, Luis Capitão (já falecido), Graciano Silva, António Luís Gordo e Grenha Lopes.

Sem comentários:

Enviar um comentário