CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 3 de junho de 2023

7 189 - Cavaleiros de Santa Isabel em Santa Maria da Feira! A partida da 2ª. CCAV. 8423 para Angola!

A concentração (parcial) dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 
O castelo da Feira ao fundo e para abrir
a «bolsa de saudades» dos Cavaleiros
do Norte da Fazenda Santa Isabel
O bolo do encontro 2023

O encontro anual dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV 8423, a da Fazenda Santa Isabel, está a decorrer em Santa Maria da Feira
.
Grávido de emoções e de saudades dos inesquecíveis - se bem que difíceis... - tempos uíjanos da nossa jornada africana peos chão do norte de Angola.
E retomando a tradição de muitos anos - infelizmente interrompida pela COVID 19.

A concentração, como se vê nas imagens, foi junto ao castelo de Santa Maria da Feira, de onde a comitiva «galopou» para o restaurante «Xiribi», em S. Miguel de Souto.
E está a decorerr cheíssimo de entusiasmo, ainda que sem presença de alguns companheiros habituais - por razões diferentes. Ora por doença (caso do furriel José Fernando Carvalho), ora por compromissos familiares (o do furriel Reino), ora por quaisquer outros.
Não esquecendo o trágico falecimento do Carlos Carvalho, há precisamente uma semana - e que já hoje foi lembrado por terras de Santaa Maria da Feira.
O capitão José Paulo Fernandes, que na jornada africana do norte de Angola, foi comandante desta subunidade do BCAV. 8423,  também não faltou, tendo embora que endireitar o «azimute» da operação.
O alferes Carlos Silva também não e lá estão os furriés José Querido e António Flora (que viajaram de Odivelas), o Cardoso (de Coimbra) e o José Lino (do Fundão).
O organizador é o José Novo, que, compenetradíssimo e competente, está à altura do sempre emotivo reencontro de abraços e memórias dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423.
E nem faltou a indispensável animação do acordeon e voz do clarim Armando Mendes da Silva. E com surpreendente solo do Novo!  Que neste preciso momento entusiasticamente decorre! Com muitas palmas, emoção e alegria. E canto colectivo!!
Contamos, amanhã, voltar ao assunto.

O capitão José Manuel Cruz,
comandante da 2ª. CCAV. 8423,

a de Aldeia Viçosa, com o alferes
miliciano João Machado
O bilhete de avião do
alferes J. Machado da
2ª. CCAV. 8423 (1974)


A partida da 2ª. CCAV.
8423 para Angola!
Há 49 anos!


A 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, voou de Lisboa para Luanda na noite de 3 para 4 de Junho de 1974.
Há 49 anos!
Os chegando a Angola na madrugada deste dia, e avião dos Transportes Aéreos Militares (TAM).
A subunidade do BCAV. 8423 
chegou a Luanda na madrugada do dia 4, tendo voado em aeronave dos Transportes Aéreos Militares (TAM). 
Comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz, o quadro de oficiais incluía os alferes milicianos João Machado, de Operações Especiais, os Rangers (ver o bilhete de avião) e, atiradores de Cavalaria, Jorge Capela, Carvalho de Sousa e João Carlos Periquito.

Um ano depois, a cidade de Carmona continuava enlutada e em guerra aberta, com ferozes e sangrentos combates entre FNLA e MPLA. Assim como pelo Uíge fora.
«A matança prossegue em Carmona (...), Ninguém dispõe ainda do número de mortos, presos e desaparecidos, mas as vítimas serão já muitas dezenas. As ruas estão cheias de cadáveres (...)», noticiava o Diário de Lisboa, reportando os combates iniciados a 1 de Junho de 1975!
Há 48 anos!



1 comentário:

  1. José Diogo Themudo3 de junho de 2023 às 15:59

    Vi agora que a 3 Companhia do BCav 8423 se reuniu em Santa Maria da Feira. Nunca apareci nas vossas reuniões mas gostava de ir à proxima.

    ResponderEliminar