José Rebelo, auxiliar de cozinha da messe de sargentos do Quitexe (imagem de cima,
aqui, fotografado na de Carmona, com outras «cozinhas». Em baixo, em fotos actuais.
A 16 de Novembro de 1974, o PELREC andava por lá ocupado com escoltas na estrada/picada para Camabatela, fazendo segurança às brigadas da JAEA. E com tarefas no aquartelamento (reforços, serviços de dia), umas saltadas a Carmona e, quem podiam, uns bons bifes com ovo a cavalo - fosse no Pacheco, no Rocha, ou no Topete.
A 16 de Novembro de 1974, uma delegação da FNLA avistou-se com os comandos do BCACV. 8423, ao tempo assegurados pelo capitão José Paulo Falcão. Não tenho a menor memória desse encontro que, porém, está anotado no Livro da Unidade.
A 19 de Dezembro de 2013, apareceu o Rebelo, que foi auxiliar de cozinham na messe de sargentos do Quitexe - e, depois, na de Carmona. Boa gente!! Apareceu no fcebook dos Cavaleiros do Norte.
E o que diz Rebelo?
Pois que, sobre a sua mobilização, de há precisamente 40 anos, estava ele no Polígono Militar de Tancos.
«Estava a frequentar a especialidade de auxiliar de cozinheiro, quando recebi a notícia da mobilização», recorda o Rebelo. Recebeu-a e tratou de preparar as «armas e bagagens» pessoais, para marchar para o Regimento de Cavalaria 4, no Campo Militar de Santa Margarida.
Aí se iria formar o Batalhão de Cavalaria 8423 - os futuros Cavaleiros do Norte.
- REBELO. José Joaquim Robalo Rebel, auxiliar de cozinha da CCS do BCAV. 8423. Natural de Aranhas (Castelo Branco), faz vida em Odivelas, aposentado da Fábrica Militar do Braço de Prata.
Ver AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário