Neto, Viegas Monteiro foram mobilizados a 17 de Novembro de
1973. Há 40 anos!! Foto no Quitexe, em 1974. Em baixo, a cópia da mobilização
1973. Há 40 anos!! Foto no Quitexe, em 1974. Em baixo, a cópia da mobilização
Há 40 anos, precisamente - dia 17 de Novembro de 1973 -, não sabíamos, mas fomos mobilizados para servir as Forças Armadas Portuguesas em Angola: eu (Viegas), o Neto e o Monteiro. Ao tempo, estávamos os três no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), onde, em Setembro anterior, tínhamos acabado o curso de Rangers.
A nota mobilizadora tinha o nº. 47000-Pº. 33.007, da RSP/DSP/ME e veio a ser reproduzida na Ordem de Serviço nº. 286, de 7 de Dezembro de 1973, do CIOE. Foi quando dela tivemos conhecimento oficial. Ser mobilizado para Angola era, entre as saídas que se nos deparavam na guerra colonial, a melhor sorte, comparadas com Moçambique ou, pior ainda, com a Guiné-Bissau. Para mim, melhor ainda: por lá, por Angola, tinha bastantes amigos civis e família.
Mobilizados também, e companheiros de Lamego, como 1ºs. cabos milicianos de Operações Especiais, foram o Matos e o Grilo (para Angola), o Praxedes, o Américo Ferreira, o Ribeiro e o João Pedro (para Moçambique) e o Gonçalves e o Rodrigues (para a Guiné-Bissau). Deles todos, só sei que o Grilo vive na Nazaré, de onde é natural e onde fa(e)z vida como funcionário público.
Ver AQUI
O Praxedes tem um restaurante em Setúbal de peixe assado. o Ribeiro foi bombeiro e neste momento está reformado.
ResponderEliminar