A vila do Quitexe, fotografada por José Manuel Gonçalves, da torre da Igreja da Mãe de Deus |
Crahá dos Flechas |
Terá sido por estes dias que se completou a «Operação Castiço DIG», durante a qual se registou «novo contacto como o IN na «central» do Negage, novamente sem consequências», como retrata o Livro da Unidade, mas, acrescenta, «desenvolveu-se elevado úmero de acções e operações em toda a ZA, mas nomeadamente sobre Mungage, Aldeia e Tabi». Mungage, recordemos, onde o PELREC recolheu um soldado «Comando» da 41ª. Companhia de Comandos, vítima de uma mina anti-pessoal e que, lamentavelmente, «sofreu a amputação de um pé».
Um ano depois, era anunciado que os presidentes de Moçambique (Samora Machel, empossado na semana anterior, Tanzânia (Julius Nyerere), Botswana (Serets Khama) e Zâmbia (Kenneth Kaunda) se iam reunir em Dar Es-Salam, para, entre outros pontos, discutir «a transição de Angola para a independência».
Notícia do Diário de Lisboa de 5 de Julho de 1975, sobre a ligação de Cabinda a Angola |
Em Carmona, como se sabe, existia a 1ª. Companhia das Forças Militares Mistas. desde o mês de Junho dessa ano de 1975, mas apenas «integrada por elementos da FNLA e da UNITA», com Estado Maior Unificado - quer no Comando Territorial de Carmona, (CTC), quer do BCAV., como relata o Livro da Unidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário