CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 5 de julho de 2016

3 448 - Comandos em Sanza Pombo e novos Cavaleiros do Norte!

Cavaleiros do Norte de Santa Isabel: Eusébio. Ângelo Teixeira, 
Joaquim Jesus, furriel Cardoso, Caroço, Macário e NN. Depois, 
furriéis Belo (de óculos) e Capitão (a pegar num objecto à volta do 
pescoço). Em baixo, furriéis Graciano, Grenha Lopes e Flora


O alferes Carlos Silva com uma mulher e uma
criança angolanas. Amanhã, dia 6 de Julho de
2016) festeja 64 anos em Ferreira do Zêzere

A 5 de Julho de 1974, a reunião mensal de comandos do Comando do Sector do Uíge (CSU) decorreu em Sanza Pombo, onde se aquartelava o BCAV. 8324 (os Cavaleiros do Norte eram o BCAV. 8423). Encontro de rotina, ou talvez nem tanto, dada actualidade militar e política do tempo. De todo o modo, seguramente analisando a situação operacional e antecipando soluções para os problemas que se adivinham, na sequência do 25 de Abril e do processo de independência.
Batalhão de Cavalaria 8324,
o de Sanza Pombo
O dia foi tempo, também, para se saber que o serviço militar passava a ser encurtado para 15 meses e que era reformulada a formação de oficiais milicianos, passando a ser feita em função das suas aptidões militares e das necessidades de cada unidade. À partida, todos os mancebos eram iguais, com ou sem curso superior completo. Com curso, teriam na vida militar a especialidade correspondente à sua vida civil. Os sem curso completo, teriam uma recruta de 3 meses e seriam promovidos a 1ºs. cabos. Teriam depois dois períodos diferentes de formação - um de 5 e outro de 3 meses de especialização. No final, depois de feitas as clivagens correspondentes às classes de praças, sargentos e oficiais, regressavam às unidades de origem. 
Hoje, fazemos memória da formação do Batalhão de Cavalaria 8423 - os futuros Cavaleiros do Norte da jornada africana do Uíge angolano - e damos conta da apresentação de mais uma dezena de jovens combatentes, ainda que não operacionais.
Apresentaram-se em Santa Margarida e no RC4, às 10 horas de 4 de Março desse ano de 1974 (há 42 anos) e todos eles oriundos da Escola Prática de Cavalaria (a EPC, em Santarém), «por terem sido nomeados para servir no Ultramar, com destino ao BCAV. 8423 e às Companhias que a seguir se indicam, os soldados a seguir mencionados», na Ordem de Serviço nº. 54, de 6 de Março de 1974:
- CCS, a do Quitexe: Victor Manuel Nogueira Florindo, 1º. cabo auxiliar de enfermagem, natural do Cartaxo, onde é empresário de restauração (a Tasca da Carrachana).
Ordem de Serviço nº. 54, do RC4 e de 6
de Março de 1974, com a apresentação
de um grupo de Cavaleiros do
Norte, no RC4, em Santa Margarida
- 1ª. CVA. 8423, a de Zalala: Adérito dos Santos Reis Barros, soldado cozinheiro, natural da Sobreira, freguesia de Canidelo, em Murça (Trás-os-Montes).
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, ambos soldados condutores auto-rodas: José dos Santos Barbosa (natural de ?); e Eduardo Pedro Tomé, de Alvarinhos, freguesia de S. João das Lamas, em Sintra.
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel e também todos eles soldados condutores auto-rodas: Domingos Meira Rodrigues Ferreira, natural do lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo; Manuel Reis Rocha, de Arneiros de Fora, em Maiorca, na Figueira da Foz; Henrique Ferreira Ramos, de S. Pedro da Cova, em Gondomar; Victor Manuel Gouveia Jacinto, de Fazendas de Almeirim, em Almeirim; e Manuel Augusto Marques Mendes, de Comarca de Cima, em Avelar.

Sem comentários:

Enviar um comentário