Cavaleiros do Norte de Zalala. furriel José António Nascimento, Santos (da messe) e furriel Jorge Barreto |
A 26 de Julho de 1975, há precisamente 41 anos, voltou a Carmona a coluna que tinha saído para Salazar, assim como os Cavaleiros do Norte que ao tempo estavam em Luanda a preparar viaturas para a rotação final. Voltaram sem quaisquer incidentes.
As diferenças com a FNLA continuavam mas... resolviam-se, com o banho de força e autoridade das NT. Tudo isso era difícil, melindroso e bem complicado, mas houve da parte dos Cavaleiros do Norte a assumpção plena das suas responsabilidades.
Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: os furriéis milicianos Jesuíno Pinto, José Gomes, António Carlos Letras e Amorim Martins |
Holden Roberto, presidente da FNLA (ao tempo, supostamente em Carmona...), na véspera e aos microfones da Emissora Oficial de Angola, proclamara «guerra total». exortando os seus militares a «continuarem o fogo sobre o inimigo, em todas as frentes, porque a nossa luta e definitiva e só terminará com a libertação de Luanda e a restauração de todas as nossas posições».
A FNLA, recordemos, tinha tomado o Caxito e queria reconquistar a capital, onde dominava o MPLA - que de lá tinha expulso o movimento de Holden Roberto. Na mesma altura, e citamos o Diário de Lisboa de 26 de Julho de 1975, Holden Roberto «apontou a guerra total ao MPLA».
Notícia do Diário de Lisboa de 26 de Julho de 1975, sobre a declaração e «guerra total» da FNLA ao MPLA, em Angola |
O MPLA continuava a controlar Henrique de Carvalho e Salazar - embora aqui não tivesse sido retomada a actividade normal, pois «os combates entre MPLA e FNLA deixaram a cidade destruída». Em Malanje, «deflagrou o conflito armado que já há vários dias se verificava em diversos locais do distrito, referindo as notícias chegadas esta manhã a Luanda que os recontros de Malanje são muito violentos, envolvendo armas ligeiras e pesadas».
Um ano antes, exactamente, o comandante Almeida e Brito visitou a 2ª. CCAV. 8423, em Aldeia Viçosa (onde também reuniu com as autoridades tradicionais), e a Fazenda Minervina.
Primeiro edíficio do lado direito onde se situava o Banco Pinto e Sotto Mayor,ao fundo do mesmo lado a igreja e a estrada que conduzia ao B.Caç 12.
ResponderEliminar