Furriel Viegas (o segundo da direita) e capitão Domingues (o primeiro, idem),
com a Família Resende, em Luanda, emAbril de 1975. A Portugália, local
de culto dos militares portugueses, na baixa de Luanda
com a Família Resende, em Luanda, emAbril de 1975. A Portugália, local
de culto dos militares portugueses, na baixa de Luanda
Dia 6 de Abril de 1975!!! É domingo, dia de mata-bicho de pregos o pão e vinho verde, na Portugália, na baixa luandina. Do lado, da sede do jornal A Província da Angola, vinha sempre o Rebelo Carvalheira, que ali era jornalista e sempre nos trazia algumas notícias -ao fecho do jornal. Por exemplo, e nesse dia, a que ainda era tenso o ambiente na cidade, onde, na véspera, se tinham registado mais incidentes - de pouca expressão, embora! Notícias que não eram, afinal, pelas limitações impostas pela governação local.
A véspera fôra, mesmo assim, tempo de O Comércio noticiar a demissão de Lopo do Nascimento, dirigente do MPLA com assento no Colégio Presidencial. Em Lisboa, o Diário desta cidade (o DL) dava conta que «até agora, morreram, ao que se noticia, mais de 200 pessoas, no combates entre o MPLA e a FNLA». À mesma Lisboa, chegou o presidente Agostinho, ido da Holanda e da Bélgica, para conversações com Costa Gomes, Presidente da República Portuguesa.
O fim da manhã foi tempo para boleia do conterrâneo Albano Resende, civil a laborar em Luanda - para visitas de cortesia a outros conterrâneos, com um opíparo almoço pelo meio, num dos restaurantes da ilha - a olhar Luanda de frente, galgando o espaço da magnífica baía. Bem regado e aberto com fartos pratos de marisco. Que saudades!!!
O Albano deu-nos conta de uma próxima viagem de sua cunhada Fátima a Lisboa e à nossa terra natal. Trazer-me-ia (e trouxe) uma aparelhagem sonora (que ainda hoje adorna a minha sala de estar) e uma caixa com garrafas de whisky, licores e vodka. Algumas delas, 40 anos depois, também ainda por aqui estão!
Pelo chão uíjano, o comandante Almeida e Brito, com o capitão José Diogo Themudo (2º. comandante) e o alferes António Albano Cruz (oficial de manutenção-auto) visitaram a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala mas agora em Vista Alegre - para preparar a próxima rotação para o Songo, o que viria a acontecer no dia 24 de Abril. Na passagem pelo Quitexe, visitaram a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel - que ali estava desde 10 de Dezembro de 1974, com a CCS. E sem esta, desde 2 de Março de 1975.
Sem comentários:
Enviar um comentário