CARMONA, actual Uíge. Saída da cidade para o Negage, a partir da rotunda do final da
Rua do Comércio, que também dava para o Quitexe (foto By Bembe, de 17 de Julho de 2010).
Em baixo, notícia da suspensão do jornal A Província de Angola e furriel Viegas
junto da estátua de Norton de Matos, em Nova Lisboa, Abril de 1975, há 40 anos!
Os dias de Carmona e do Uíge prosseguiam, a meados de Abril de 1975, com «a procura de obter, para o Uíge, a tal calma aparente e o entendimento entre todos os movimentos». Para isso, segundo o Livro da Unidade, «tem sido procurado encontrar soluções para todos os problemas, através de reuniões semanais, primórdio de Estado Maior Unificado».A actividade dos Cavaleiros do Norte prosseguia em outras frentes do chão uíjano. Por exemplo, nas visitas do comandante Almeida e Brito às várias subunidades. A 11 de Abril de 1975, hoje se fazem precisamente 40 anos... - visitou a CCAÇ. 4741/74, adida ao batalhão e estacionada no Negage. Operacionalmente, dependia do BCAV. 8423 desde o dia 17 de Março anterior.
Em Carmona, a capital (actual cidade do Uíge), continuavam os patrulhamentos dos Cavaleiros do Norte e o serviço de Polícia Militar (PM), que alguns amargos de boca nos trouxe - nomeadamente com a comunidade civil.
Por Luanda, iam complicadas algumas coisas. O jornal A Província de Angola, diário, foi novamente suspenso e multado em 100 contos - desta vez por «ter publicado na segunda-feira um artigo em que acusava o MPLA de ter morto soldados da FNLA com metralhadoras recebidas da União Soviética».
O dia de véspera, segundo a Reuters, tinha sido calmo, mas estimava-se que as confrontações entre os dois movimentos. na capital, tivessem provocado «mais de 200 mortes».
Eu (foto em cima) e o Cruz, vadiávamos pelo Huambo - na capital Nova Lisboa, na Caala, Bela Vista e Vila Nova... - conhecendo as suas paisagens e gentes. Foram dias memoráveis, ambos mimados pela cortesia familiar do Hotel Bimbe, que era de Cecília Neves e do marido Rafael Polido - ela filha de Arménio, meu padrinho de baptismo e que anos anos falecera, vítima de um acidente de viação, quando morava na Gabela!!!


Sem comentários:
Enviar um comentário