Viegas e Neto, dois furriéis Cavaleiros do Norte |
O Conselho Nacional de Defesa decidiu-se por uma intervenção com forças mistas e mais um bairro era palco de tiroteios, nas últimas 48 horas: o Calemba.
As forças mistas tinham o objectivo de assegurar a «manutenção da ordem», mas «no Cazenza, na manhã e tarde de ontem», como noticiava o Diário de Lisboa, citando a ANI, «ouviram-se constantes disparos de armas automáticas e rebentamento de granadas».
Mortos, eram «18 entre soldados da FNLA e três do MPLA» - pelo menos -, a que se juntavam duas crianças. Mas era «difícil determinar o número de baixas», sabendo-se, todavia, que «alguns civis foram também atingidos pelas balas». Os incidentes levaram a que o Conselho Nacional de Defesa (presidido pelo Alto-Comissário Silva Cardoso) e os Estados Maiores do MPLA e da FNLA ordenassem «o regresso das tropas dos dois movimentos aos seus aquartelamentos».
O Cruz e eu estávamos cada vez mais próximos da desejada viagem de férias, mas interrogávamos-nos sobre o momento luandino. «Vamos daqui para a porrada?!...», perguntava-me ele, mas ambos desejosos que os dias que faziam fronteira para o passeio se passassem bem depressa.
Carmona: estrada da cidade para o BC12 |
Sem comentários:
Enviar um comentário