CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

3 223 - Zalala a fazer rotação para Vista Alegre e P. Dange

Gente de Zalala: os furriéis milicianos José Louro, Américo Rodrigues, Jorge 
Nascimento e Jorge Barata (falecido a 11 de Outubro de 1997) e alferes milicianos 
Mário Jorge de Sousa e José Lains dos Santos

O capitão miliciano Davide Castro Dias (à
direita) e o alferes miliciano João Machado (da
2ª. CCAV. 8423) em Carmona (1975)


Há precisamente 41 anos, estava em marcha a rotação da 1ª. CCAV. 8423, de Zalala para Vista Alegre e Ponte do Dange - que se concluiria a 25 de Novembro de 1974, data em que, como se lê no Livro da Unidade, «assumiu a responsabilidade da sua nova Zona de Acção».
A 1ª. CCAV. dos Cavaleiros do Norte era comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias e a Zalala chegou a 7 de Junho desse mesmo ano de 1974, chegadinha do Campo  Militar do Grafanil (e de Lisboa e Santa Margarida) e na «mais rude escola de guerra» substituindo a companhia do BCAÇ. 4211 até então lá aquartelada.
O corpo de oficiais comandado por Davide Castro Dias era formado pelos alferes milicianos Mário Jorge de Sousa (de Operações Especiais, os Rangers) e Pedro Marques da Silva Rosa, Carlos Jorge da Costa Sampaio e José Manuel Lains dos Santos (todos atiradores de Cavalaria). 
Furriéis milicianos de Zalala, com cortes
de cabelo muito especiais: Américo Rodrigues,
Eusébio Martins (falecido a 16 de Abril de
2014), Jorge Barata (falecido a 11 de Outubro
de 1997) e Plácido Queirós
A classe de sargentos incluía Alexandre Joaquim Fialho Panasco (1º. sargento) e os furriéis milicianos Manuel Moreira Pinto (Rangers), Jorge Manuel M. Barreto (enfermeiro), João Custódio Dias (transmissões), Manuel Dinis Dias (mecânico, falecido a 20 de Outubro de 2011), José António Moreira do Nascimento (alimentação) e, todos atiradores de Cavalaria, Fernando Manuel Mota Viana, Jorge António Eanes Barata (falecido a 11 de Outubro de 1997), Plácido Jorge de Oliveira Guimarães Queirós, Américo Joaquim da Silva Rodrigues, Victor Moreira Gomes da Costa, Eusébio Manuel Martins (falecido a 16 de Abril de 2014), João Matias Mota Aldeagas e José dos Santos Louro.
Mais tardem chegaram Victor Manuel da Conceição Gregório Velez (em Junho de 1974), José Carlos Évora Soares (Outubro), João C. M. Rito (Dezembro) e João Manuel Baldy Belém Pereira. Mota Viana saiu de Zalala e da 1ª. CCAV. 8423 em Outubro de 1974, transferido para Sanza Pombo.

Sem comentários:

Enviar um comentário