Avenida da República, em Nova Lisboa, onde se situava o Hotel Bimbe. Aqui fomos fidalgamente recebido pelo casal Cecília Neves/Rafael Polido. O Viegas e o Cruz. Há precisamente 41 anos! |
A surpresa não poderia ter sido mais afectuosa e festiva. Fomos excepcionalmente bem anfitrionados e (eu e o Cruz) logo ficámos hóspedes reais do casal Cecília Neves/Rafael Polido. E dos filhos Valter, Idalina, Fátima e Saudade. E de minha (por afinidade) madrinha Isolina.
Um jardim de Nova Lisboa |
A cidade era a calma total. Não se ouvia por lá qualquer som de guerra, não se sentia qualquer medo, a população circulava e fazia a sua vida na serenidade dos deuses. E deslumbrava-nos: pela grandiosidade da sua massa urbana, pelo desenho arquitectónico, pela grandeza dos edifícios, pela sua própria europeização. Iríamos ter, nos dias seguintes, oportunidade para a conhecer por dentro.
A revista «Notícia», de Luanda (uma capa, na imagem), foi suspensa pela Comissão Nacional de Defesa, há precisamente 41 anos! |
Não por acaso, dois dos 12 expulsos eram João Fernandes (director) e Sousa Oliveira (autor do artigo) - ambos da «Notícia». Os restantes eram da revista «Vida Portuguesa», que circulava na África do Sul e Rodésia mas era editada em Angola, dirigida por Jorge Coutinho e suportada por empresários portugueses daqueles dois países.
Além do director, o rol incluía Carlos Bártolo, Bela Jardim, Penteado dos Reis, Domingos de Azevedo, Hamilton Moreira, Reinaldo Silva, Hélder Martins, Jill Young e Júlio Marques.
Os artigos eram «contrários ao espírito do Acordo da Penina (Alvor) e tendentes a provocar a discórdia no seio das Forças Armadas portuguesas e entre estas e os movimentos de libertação e o povo angolano», na opinião da Comissão Nacional de Defesa, presidida pelo Alto Comissário, o general Silva Cardoso.
Sem comentários:
Enviar um comentário