Cavaleiros do Norte no futebol. De pé, Grácio (1º. cabo sapador), Gomes,
Miguel Teixeira (1º. cabo escriturário), Botelho, Miguel Santos (furriel
paraquedista), Gaiteiro e Soares (1º. cabo). Em baixo, A. Teixeira (?, pintor),
Mosteias (furriel sapador), António Lopes (furriel enfermeiro), NN, José
Monteiro (furriel «Ranger») e Domingos Teixeira (1º. cabo estofador)
Férias do furriel Viegas em Nova Lisboa, há 41 anos, no miradouro da Senhora do Monte - perto da Caála. Ao fundo, vê-se a cidade de Nova Lisboa |
A Facção Chipenda foi dissolvida, aderiu à FNLA e foi integrada no movimento presidido por Holden Roberto a 17 de Abril de 1975, mas foi em Nova Lisboa que, dias depois (a 19 e através da imprensa), eu e o Cruz disso tivemos conhecimento. Não nos surpreendeu...
Dirigida por Daniel Chipenda e dissidente do MPLA, também conhecida por Revolta do Leste, a Facção assinou o acordo em Kinshasa, a capital do Zaire do presidnete Mobutu Seso Seko (cunhado de Holden Roberto).
Daniel Chipenda (à esquerda), líder da Facção Chipenda, ou Revolta do Leste. Aderiu à FNLA a 17 de Abril de 1975 |
Os principais elementos da facção dissolvida passavam a ocupar postos de relevância na estrutura política da FNLA e os seus militares a integrar os quadros das unidades do Exército Nacional de Libertação de Angola (o ELNA) - a força armada do movimento/partido presidido por Holden Roberto.
Adosinda Soares da Costa |
As malas ficaram feitas para a viagem ferroviária do Caminho de Ferro de Benguela, da estação de Nova Lisboa (com partida ao princípio da madrugada do dia seguinte) até ao Lobito!
Sem comentários:
Enviar um comentário