Grupo de Cavaleiros do Norte no jardim das piscinas de Carmona: Nelson
Rocha, Pedrosa de Oliveira, Manuel Machado, José Lino e António Cruz.
Todos furriéis , menos o alferes P. Oliveira (o segundo, da esquerda, de branco)
Rocha, Pedrosa de Oliveira, Manuel Machado, José Lino e António Cruz.
Todos furriéis , menos o alferes P. Oliveira (o segundo, da esquerda, de branco)
O furriel Viegas, no penúltimo dia de férias militares. A 29 de Abril de 1975, na ilha de Luanda e com o Toyota do conterrâneo (civil) Albano Resende. Há precisamente 41 anos. Hoje se fazem! |
Tínhamos almoço combinado com o (meu) conterrâneo Albano Resende (civil) e por ele esperámos na Mutamba, para galgarmos a marginal e, por escolha dele, irmos à ilha mariscar o almoço. Foi a caminho e ao final da manhã, já passando perto da Portugália, que nos cruzámos com uma comitiva da UNITA, onde ia Jonas Savimbi.
O Diário de Lisboa dessa tarde dava conta que tinha dado uma conferência de imprensa e «levava a ombro uma carabina ligeira automática e era flanqueado por dois guarda-costas». Os homens, vimos; não vimos a carabina. Na conferência de imprensa, confirmara que era «imperativo a realização da cimeira dos três partidos, antes que seja demasiado tarde».
Jonas Savimbi, presidente da UNITA (net) |
Jonas Savimbi, sobre uma eventual guerra civil, considerou-a «uma impossibilidade prática». Isto porque, sublinhou, «cada um dos movimentos que a desencadeasse, teria de lutar com os outros dois e, além disso, nenhum dos vizinhos desejaria a guerra».
«Os três movimentos de libertação devem procurar uma força (um exército) verdadeiramente nacional o mais depressa possível», disse Jonas Savimbi, notando que «o futuro exército não necessita de ser muito grande, visto não precisarmos de um exército desse género».
A mariscada do almoço na ilha saciou todos os nossos apetites. Bem regada - acho até que com vinho verde, se a memória me não atraiçoa -, bem farta e apetitosa. A imensa metrópole luandina oferecia tudo o que havia de melhor. E nós não desperdiçávamos oportunidades. Bons tempos!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário