Os furriéis milicianos Joaquim Augusto Loio Farinhas, que hoje faria
64 anos (e faleceu a 14/07/2005, em Amarante), Neto e Viegas na aldeia
do Talambanza. O engraxador é o inesquecível Agostinho Papelino
O 11 de Outubro de 1974, uma sexta-feira, foi dia de o 1º. ministro Vasco Gonçalves afirmar ao jornal «Politika», de Belgrado, sobre Angola, que «será iniciada em breve uma acção resoluta, com vista a garantir a sua independência total». E que iria «iniciar num futuro próximo e com todos os movimentos de libertação angolanos, negociações com vista ao cessar-fogo e à criação de um Governo de Coligação que conduza à independência de Angola».
O condutor Abílio Alberto de Sousa Duarte (que hoje festeja 63 anos) com a esposa, no encontro de Santo Tirso, em 2013 |
Algumas vezes fomos chamados a esses locais, para agirmos sobre (eventuais) actos de banditismo (ou outros), mas enm sempre, quase nunca, os podendo comprovar. E de pouco valeria isso, de resto, pois, mesmo agindo sobre os infractores, a nossa presença não podia ser contínua, obviamente, e, depois de nós sairmos, outras acções aconteceriam.
O dia foi também de celebração do 22º. aniversário do furriel miliciano Joaquim Augusto Loio Farinhas, dos sapadores, ao tempo com um braço ao peito - devido a um acidente de viação. Infelizmente, já não está entre nós, por falecimento em Amarante, a sua terra natal, a 14 de Julho de 2005. Falei com ele em 1996, sensibilizando-o para o encontro do BCAV. 8423 desse ano - a que não aderiu.
«A tropa não me diz nada...», comentou Farinhas, pedindo desculpa do «não».
Notícia sobre Angola, no Diário de Lisboa de 11 de Outubro de 1974 |
O dia, mas de 1997, seria também de luto para os Cavaleiros do Norte, pela morte, em Alcains, do furriel miliciano Jorge António Eanes Barata, vítima de doença. Tinha sido garboso militar da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e não resistiu a um enfarte de miocárdio. Tínhamos sido contemporâneos da recruta, na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, onde ele ficou para a especialidade. Segui eu para Lamego, para as Operações Especiais (Rangers), e voltámos a encontra-nos em Santa Margarida, na formação do BCAV. 8423. O dia de hoje é de saudade por um companheiro dos bons, que partiu antes de nós mas não da nossa memória. - Ver AQUI
Ainda não era Cavaleiro do Norte, só seria já em Carmona, mas fez 21 anos nesse dia o condutor Abílio Alberto Sousa Duarte. Era da incorporação de 1974, nós da de 1973. Mora em Baguim do Monte, em Gondomar, e é conviva habitual dos encontros da CCS.
Parabéns para ele!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário