Cavaleiros do Norte da secretaria da CCS: 1º. cabos Vasco Vieira e Miguel Teixeira, furriéis milicianos Francisco Dias (que amanhã faz 66 anos) e José Monteiro, e, em baixo, o 1º. cabo Jorge Pires |
mando do Sector do Uíge (CSU) tiveram a sua reunião mensal a 5 de Junho de 1974 e em Sanza Pombo, onde se aquartelava o BCAV. 8324.
Ao tempo, continuava a Operação Castiço DIH, que começara a 20 de Junho anterior e envolvia todas as subunidades do BCAV. 8423. No decorrer da Acção Colibri 310, ainda no mês de Junho (mas em data desconhecida), foi «capturado um velho do «quartel» Aldeia, o qual, depois de interrogado e porque manifestou o desejo de voltar para a mata, foi posto em liberdade», segundo relata o livro «História da Unidade» - o BCAV. 8423.
Era este, ainda de acordo com o mesmo HdU, «o panorama da aproximação pretendido e com vista a constituir exemplo de que as NT procuram uma solução diferente da anterior para o caso de Angola».
As restantes acções da Operação Castiço DIH, ainda no mês desse já distante mês de Junho, «decorreram todas sem contactos com o IN, muito embora fos-
sem normalmente referenciados os seus vestígios, as suas lavras e até a sua presença, já que os «tiros de aviso» constituíram facto quase comum».
Já lá vão 44 anos e parece que foi ontem!
Alferes Carlos Silva e o furriel Belo |
Silva, alferes de Santa Isabel,
66 anos em F. do Zêzere !
O alferes miliciano Silva, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, festeja 66 anos a 6 de Julho de 2018.
Carlos Almeida e Silva foi Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, atirador de Cavalaria, depois no Quitexe e em Carmona, e regressou a Portugal a 11 de Setembro de 1975. Ao Outeiro do Marco, freguesia do Beco, Ferreira do Zêzere. Logo voltou a Angola, para o seu casamento (a 18 de Outubro desse mesmo ano) com Belmira, seu amor de juventude que o calor e os bons cios de África noivaram até aos dias de hoje.
A independência de Angola «causou» novo regresso a Portugal e fez carreira profissional como quadro bancário da Caixa Geral de Depósitos. Já aposen-
tado, reside no Beco, em Ferreira do Zêzere, entregando-se aos prazeres da fotografia e da cultura. Parabéns!
O furriel Fran- cisco Dias nos dias de hoje |
Dias, furriel de CCS,
66 anos no Porto!
O furriel miliciano Dias, da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe e de-
pois em Carmona, comemora 66 anos a 6 de Julho de 2018.
Francisco José Brogueira Dias foi vagomestre dos Cavaleiros do Norte e é natural do Porto, cidade a que regressou a 8 de Setem-
bro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão de serviço em An-
gola. Lá voltou e lá morou (na Costa Cabral), mas reside agora em Rio Tinto, em vésperas da aposentação da sua carreira de quadro bancário.
O nosso abraço de parabéns vai direitinho para lá, embrulhado no desejo de que a data repita por muitos e bons anos! Com o sorriso que a foto mostra!
Sem comentários:
Enviar um comentário