CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 18 de agosto de 2024

Os dias 18 a 24 de Agosto na história e memórias dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

 



Os dias 18 a 24 de Agosto na
história e memórias dos Cavaleiros do 
Norte do BCAV. 8423



Dia 18
Furriéis milicianos António Cruz (que hoje festeja
73 anos), Cândido Pires, Luís Mosteias (falecido a
05/02/2013) e Franisco Neto


Cruz, furriel rádio-montador, 
faz 73 anos na Póvoa de 
Santo Adrião!

O furriel miliciano António José Dias Cruz, da CCS do BCAV. 8423, a subunidade do Quitexe, está hoje em festa, dia 18 de Agosto de 2024: comemora 73 anos!
Cavaleiro do Norte da subunidade do Quitexe (e depois de Carmona, actual Uige) e rádio-montador de especialidade militar, pela idade e ainda lá pela jornada africana de Angola, chegou a ser promovido a 2º. sargento. Natural de Cardigos, no concelho de Mação, já na altura trabalhava e morava em Lisboa e lá regressou a 8 de Setembro de 1975.
Aposentado, fez carreira profissional na Câmara Municipal de Lisboa, como técnico de manutenção de piscinas (e outras coisas), vivendo agora na Póvoa de Santo Adrião. Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
António Clara Pereira, Francisco
António e António Simões no
RC4 e em 2017

Pereira da CCS, mecânico
e faria hoje 72 anos!
Faleceu em 2018!

O soldado António Clara Pereira foi mecânico-auto da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe e em Carmona,  e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à Carregueira, a sua terra natal em Mação.
Hoje, faria 72 anos!
A profissão civil levou-os a correr os mundos dos poços de petróleo dos mares arábicos e, por isso mesmo, apenas em 2017 participou no encontro dos Cavaleiros do Norte - os da CCS. O encontro do RC4, a nossa unidade mobilizadora. 
Nele, entusiasmadíssimo, «matou» as saudades e fez memória de muitos dos bons momentos da nossa jornada africana do Uíge angolano, partilhando-os com os seus companheiros de 1974/1975.
Infelizmente, foi o seu primeiro e último encontro: a morte surpreendeu-o a 21 de Fevereiro de 2018, menos de um ano depois, e vítima de um letal tumor no fígado.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

O Delgado de Zalala
festeja(rá) 72 anos 
na Nazaré!

O soldado Carlos Manuel Delgado Correia foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e festeja(rá) 72 anos a 18 de Agosto de 2024.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, depois de também ter passado (com a sua Companhia) por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e cidade de Carmona - durante a sua jornada africana do nortenho Uíge de Angola. 
Fixou-se na Vivenda Vinagre, freguesia de S. Salvador, em Santarém, onde já antes residia. Mora(rá) agora na Nazaré, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Notícia do «Diário de Lisboa» de 19/08/1975,
sobre o transporte de desalojados
 (e carga) de Luanda
 para Lisboa



Notícia de 1975

DIA 19

O retorno a Portugal de
350 000 portugueses !


O BCAV. 8423 continuava, a 19 de Agosto de 1975, como «unidade de reserva» da RMA, mas o essencial para nós, ao 14º. para o 15º. mês da jornada africana de Angola, era, na verdade, saber a data do regresso a Portugal.
Coincidentemente, ou não, o Instituto de Apoio aos Retornados Nacionais (IARN) já tinha aberto uma delegação em Luanda e preparava «acções de retorno de 300 000 cidadãos portugueses residentes em Angola», como noticiava o «Diário de Lisboa» desse dia. Inscrições até ao dia 31 de Outubro. E poderiam ser bem mais, admitia o jornal, citando o IARN, que informava estar «prevista uma margem de segurança para que aquelas acções possam, no mesmo período, atingir 350 000 pessoas».
O IARN adiantava, também, estar «planeado para o mesmo período um programa de transporte, por via marítima, de 170 000 metros cúbicos de carga pertencente aos referidos desalojados».
Foi o grande êxodo dos portugueses, e não só - também muitos africanos! Cuja epopeia este blog alguma vez poderia contar suficientemente bem e rigorosamente.

Manuel Barreiros em Angola

DIA 20


A morte, por doença e 
em Luanda, do soldado atirador Manuel José
Montez Barreiros !

O dia 20 de Agosto de 1975 foi uma quarta-feira e está tristemente assinalado na memória dos Cavaleiros do Norte pela morte, por doença, do soldado Manuel José Montez Barreiros.
Atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e depois do Quitexe e Carmona, e já estava no Campo Militar do Grafanil e em vésperas de regressar a Portugal, quando foi vítima da febre tifóide e evacuado para o Hospital Militar de Luanda. 
Lá foi identificado pelo furriel Agostinho Belo e o seu cadáver regressou a Portugal no mesmo avião que, a 11 de Setembro de 1975, transportou de regresso os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, de Luanda para Lisboa. O seu corpo encontra-se sepultado no cemitério da sua terra natal: a Aldeia de Além, no concelho de Alcanede.
O Manuel José Montez Barreiros era casado e tinha um filho de poucos meses, chamado Luís e que sabemos viver na região de Fátima/Leiria. Não sabemos se Manuel Barreiros o terá conhecido.
Hoje, dele fazemos memória e o recordamos com saudade, quando 
se passam 49 anos da sua morte. RIP!!!

Domingos Maciel Faria

Faria de Aldeia Viçosa,
soldado rádio-telegrafista,
fará 72 anos na Venezuela !


O soldado rádio-telegrafista Domingos Maciel de Faria foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e faz 72 anos a 21 de Agosto de 2024. Amanhã!
Natural de Rio Durães, da freguesia de Durães, do concelho de Barcelos, lá regressou a 10 de Setembro de 1975, depois de concluída a comissão no norte de Angola, por terras do Uíge. Também passou pela cidade de Carmona, além de Aldeia Viçosa.
A vida levou-o para a Venezuela, país para onde emigrou e onde, supostamente, ainda residirá. Não sabemos. É para lá, ouoaraonde quer que esteja, que vai o nosso abraço de parabéns! E, se puder, dê-nos notícias.
Furriel Évora Soares

DIA 21

Furriel Évora Soares, 
atirador de Zalala, 
faleceu há 16 anos !


O furriel miliciano Évora Soares foi atirador de infantaria da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, e faleceu a 21 de Agosto de 2008. 
Há 16 anos!
José Carlos Évora Soares, é este o nome completo, chegou aos Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano Davide Castro Dias em Outubro de 1974, substituindo o furriel miliciano Fernando Mota Viana, atirador de Cavalaria, que rodara para Samba Pombo, devido a problemas disciplinares. Regressou a Portugal em data desconhecida.
A última informação que dele temos é do furriel miliciano João Custódio Dias, especialista de Transmissões, que nos deu conta do seu falecimento a 21 de Agosto de há 16 anos - quando morava em Loures, nos arredores de Lisboa.
Hoje, e sempre, o recordamos com saudade. RIP!!!


Matos, 1º. cabo de 
Zalala, festeja 72 anos 
em Lisboa !

O 1º. cabo Luís Artur Vasques Matos foi combatente da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, e festeja 72 anos a 21 de Agosto de 2024.
Escriturário dos Cavaleiros do Norte, trabalhou na secretaria com o 1º. sargento Joaquim António Fialho Panasco (que faleceu a 28 de Junho de 2005, há 19 anos e de doença oncológica, em Carnaxide, arredores de Lisboa, onde residia).
Também passou por Vista Alegre/Ponde do Dange, Songoe Carmpna e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975. Pouco, memso muito pouco mais sabemos dele. Apenas que, segundo o furriel João Dias, morará em Lisboa, onde residia na Rua José Falcão, freguesia de Arroios. Parabéns!
O 1º. cabo Joaquim Breda

DIA 22

Breda, 1º. cabo condutor
da CCS, festeja 72 anos 
em Leiria !

O 1º. cabo Joaquim Rama Breda foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 72 anos a 22 de Agosto de 2024 e em Leiria.
Condutor de especialidade militar, é natural da Barosa, em Leiria, e foi louvado pelo BCAV. 8423, porque «sempre demonstrou inexcedível dedicação pelo serviço, aliada ao maior zelo e esforço no cumprimento do seu dever, muito colaborando para a operacionalidade das viaturas que teve distribuídas, creditando-se como militar de elevado sentido de responsabilidade».
«Militar educado e disciplinado, tornou-se um bom colaborador dos seus superiores e merecedor do presente louvor, que leva a manifestar-lhe público apreço»
, sublinha o louvor publicado na Ordem de Serviço mº. 169.
Este ano, esteve no encontro de Tomar. Parabéns, grande Breda!
Notícia do «Diário de Lisboa» de 23 de Agosto
de 1975, sobre a estadia de Holden Roberto,
presidente da FNLA, em Carmona
Holden Roberto
presidente da FNLA


DIA 23

Holden Roberto, presidente da FNLA,
chegou a Carmona!

 As notícias de 23 de Agosto de 1975, um sábado de há 49 anos, davam conta da chegada de Holden Roberto, presidente da FNLA, à cidade de Carmona, «viajando num avião da Air Zaire».
O presidente da FNLA já teria estado em Carmona, eventualmente em altura coincidente com a presença do BCAV. 8423 - há quem isso garanta... - e o «Diário de Lisboa» desse dia de há 49 anos referia o pormenor de «já se ter deixado fotografar em Angola» em data anterior - não especificada.
Holden Roberto viajou acompanhado por Johhny Eduardo, que exercera o cargo de 1º. Ministro do Governo de Transição e, citando o «Diário de Lisboa» desse dia, «não deu qualquer explicação sobre a sua reentrada em território angolano». Mas, acentuava o jornal vespertino da capital portuguesa, «a viagem coincide com uma recuperação do MPLA, que empurrou a FNLA para norte do Rio Dande e na zona do Lucala , quase até Samba Caju».
O dia de há 49 anos coincidiu, também, com o desmentido dos Estados Unidos, quanto ao seu noticiado envio, denunciado pelo MPLA, de armamento militar para a FNLA, através dos aeroportos de Carmona e do Negage (então recentemente abandonados pelas NT) e originário de bases localizadas na Alemanha.
lemnha.
Cavaleiros do Norte da 1ª. CAV. 8423 na picada
 de Zalala: Santos e furriéis milicianos Jorge
Barreto (já falecido) e José Nascimento

Os trabalhos finais na picada de Zalala 
e obras na Estrada do Café!

A 23 de Agosto de 1974, há 50 anos, os Cavaleiros do Norte estavam no seu terceiro mês da jornada africana do Uíge angolano, terminavam os trabalhos de «arranjo da rede estradal», quanto ao itinerário de Zalala.
Os trabalhos eram efectuados por brigadas da Junta Autónoma de Estradas de Angola (JAEA), com «protecção de escoltas militares», no caso a cargo de grupos de combate do BCAV. 8423, numa altura em que, e citamos o livro «História da Unidade», «continuavam em curso os da Estrada do Café, no troço entre Vista Alegre e Ponte do Dange». Onde se aquartelava a CCAÇ. 4145, a do capitão miliciano Ramiro Corte Real
A tropa portuguesa apoiava todos e tudo. Neste caso, a mítica Fazenda de Zalala, a da 1ª. CCAV. 8423, ficava mais perto do Quitexe. E do mundo!
Cavaleiros do Norte do PELREC: Alberto Ferreira,
1º. cabo João Pinto e soldados Francisco Madaleno
e João Marcos, que hoje festeja 72 anos!


Dia 24
do!
Marcos do PELREC 
faz 72 anos no Pego 
de Abrantes!

O soldado João Manuel Lopes Marcos foi atirador de Cavalaria da CCS do BCAV. 8423 e festeja 72 anos a 24 de Agosto de 2024.
O Marcos integrou o PELREC e era daqueles jovens militares (e combatentes) que não quebrava nem torcia, não recuava a qualquer problema. Sem medos, alguma vez!
Integrou a equipa de Polícia Militar (PM) em Carmona, «travestida» de Polícia da Unidade (PU), e foi daqueles que, com coragem e sem hesitações, enfrentou e galgou sobre quaisquer escaramuças que, de alguma maneira, pusessem em questão a segurança e a autoridade militar portuguesa em terras do Uíge.
Mora no Pego, do município de Abrantes, já aposentado de intensa actividade profissional e pequeno comerciante local, e para ele vão os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário