Cavaleiros do Parque-Auto: Esgueira (?), 1º. cabo Malheiro (com o Ricardo ao colo, filho do alferes Cruz), 1º. cabo Monteiro (Gaso- linas) furriel Machado e (?) Pereira |
O dia 27 de Abril de 1975 foi tempo, pelas ban-
das do Uíge angolano, de se saber da chegada da Jonas Savimbi, presidente da UNITA, a Luanda, onde «foi acolhido no aeroporto por uma multidão entusiástica e ruidosa, não se registando quaisquer distúrbios».
Os furriéis António Cruz (rádio-montador) e Viegas (Rangers), ambos milicianos e da CCS dos Cavaleiros do Norte, já estavam em Luanda, depois do périplo turístico pela imensa Angola (em férias) e, acidentalmente, testemunharam a passagem do presidente da UNITA pela baixa da cidade, para um hotel cujo nome se escapa da memória mas ficava muito perto da Portugália.
O presidente Jonas Savimbi pediu apoio ao Go-
Jonas Savimbi |
lando para «a realização de uma cimeira».
Acrescentou o líder da UNITA que tinha recentemente reunido com Agostinho Neto, presidente do MPLA, em Lusaka (a cida-
de capital da Zâmbia), mas não adiantou quaisquer pormeno-
res sobre o encontro. A tal cimeira, disse Jonas Savimbi, «poderia realizar-se em Angola ou no estrangeiro» e, em sua opinião (e certeza), «reduziria a tensão entre os movimentos de libertação».
Isto, enquanto em Carmona e pelas estradas do Uíge, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, garbosamente e sem medos, continuava as suas acções de manutenção da ordem e segurança de pessoas e bens.
Gomes, condutor da CCS |
Gomes, condutor da CCS, 66
anos em Leça do Balio !
O soldado condutor Gomes, da CCS dos Cavaleiros do Norte, está de parabéns: festeja 66 anos a 27 de Abril de 2018!
José António de Sousa Gomes é natural e residia em Gueifães, na Maia, e serviu o BCAV. 8423 durante os 15 meses da nossa jornada africana de Angola - de 30 de Maio de 1974 a 8 de Setembro de 1975. Antes, a 6 de Março de 1974, apresentara-se no RC4, em Santa Margarida e então rodan-
do do vizinho Batalhão de Engenharia 3 (BE3) - com os também condutores auto-rodas Manuel Gomes Alves, Alípio Canhoto Pereira, Manuel Brites da Costa, António do Rosário Picote e António dos Santos Gonçalves.
Maiato de nascença e residência, ao tempo da sua (e nossa) comissão de ser-
viço militar em terras de Angola, vive agora, já aposentado, em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, para onde vão os nossos parabéns!
António Pereira, 1º. cabo condutor |
anos em Alcabideche!
O 1º. cabo Pereira, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Zalala, está hoje (dia 27) em festa de 66 anos.
António Cardoso Pereira era condutor auto-rodas dos coman-
dados do capitão miliciano Castro Dias e é natural de Pousada, da freguesia de Espadanede, no concelho de Cinfães, a que regressou no dia 9 de Setembro de 1975 - quando terminou a sua jornada angolana do Uíge - por Zalala, Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona. Tinha-se apresentado no RC4, em Santa Margarida, a 28 de Feve-
reiro de 1974, ido do Regimento de Artilharia Pesada 3, na Figueira da Foz.
A informação do furriel João Dias permite-nos adiantar que mora em Alcabi-
deche, no concelho de Cascais, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário