O furriel miliciano João Rito em imagem (civil) dos seus últimos anos de vida |
BCAÇ. 4617 |
O furriel miliciano João Rito foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e aqui o recordámos/evocámos no dia (5 de Maio de 2018) em que faria 66 anos. Fale-
ceu a 17 de Maio de 2008. Há 10 anos!!!
João Correia Marques Rito, o seu nome completo, era natural de Salgueira, lugar da freguesia da Freixianda, em (Vila Nova de) Ourém, e lá voltou no final da jornada angolana de terras do Uíge. Por lá fez vida, celibatário por opção (embora se lhe reconheçam algumas paixões) e trabalhando na área das resinas.
dores 4617. Rodou para a 1ª. CCAV. 8423 em Dezembro de 1974, por razões disiciplianres - já os Cavaleiros do Norte de Zalala então se aquartelavam em Vista Alegr e Ponte do Dange.
A 17 de Maio de 2008, em circunstâncias não bem conhecidas, o seu cadáver apareceu abandonado numa estrada de Albergaria dos Doze - ainda hoje não se sabendo se ali foi atropelado e não assistido, ou se, morto noutro lado, ali foi deixado por quem (sabe-se lá quem...) o terá vitimado. Nunca se saberá!
O blogue Cavaleiros do Norte, neste dia em que faria 66 anos, curva-se ante a sua memória e hoje aqui o evoca. Paz à sua alma! RIP!!!
Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, todos milicianos: furriéis Louro, Rodrigues, Queirós, Nasci- mento, Barata e Barreto, alferes Sousa e Lains |
Ração de combate
em Santa Margarida
Um ano antes e pelas terras da Mata do Soares, em Santa Margarida, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam o seu IAO e a Ordem de Serviço nº. 110 publicou a relação ds militares da 1ª. CCAV. 8423 que «foram abonados com ração de combate» para os dias 5 e 6 de Maio desse anoa de 1975.
A 1ª. CCAV. 8423, recordamos, era comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias e integrava os alferes milicianos Pedro Rosa, Carlos Sampaio, Lains dos Santos (atiradores de Cavalaria) e Mário Correia de Sousa (de Operações Especiais, os Rangers). E os furriéis milicianos Américo Rodrigues, Mota Viana, Jorge Barata, Plácido Queirós, Victor Costa, Baldy Pereira, João Aldeagas e José Louro - todos eles atiradores de Cavalaria. E Manuel Pinto (Rangers).
Não participaram, por razões desconhecidas, os furriéis milicianos João Dias (TRMS), Manuel Dinis Dias (meânico), Eusébio Martins, Victor Velez e João Baldy Pereira (atiradores de Cavalaria) e Jorge Barreto (enfermeiro).
Sem comentários:
Enviar um comentário