CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 6 de junho de 2018

4 148 - Cavaleiros de Santa Isabel vão ao Fundão, memórias do dia 6 de Junho!

Momentos de alegria no encontro dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423,
 a da Fazenda Santa Isabel. À frente e sentados dois Carvalho´s: o furriel mili-
ciano José Fernando e o atirador Carlos Alberto, organizador de 2018
Os furriéis milicianos José Querido (cortado), António Flora,
 Delmiro Ribeiro, António Fernandes e Armindo Reino no
encontro de 2 de Junho de 2018, na Mealhada
O encontro dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 ainda se sente na alma e já na saudade, mas já se sabe que, em 2019, será no Fundão. Organizará o furriel Lino. Que promete ser eficiente e oferecer cerejas da sua produção.
José Rodrigues Lino foi furriel miliciano mecânico-auto e louvado pela «forma franca e leal como desempenhou as suas funções, nunca se poupando a esforços para que a secção auto, a seu
Reino e Cardoso (e esposa),
furriéis da 3ª. CCAV. 8423
Alferes Pedrosa de
Oliveira e esposa
cargo, se salientasse em eficiência».
O louvor sublinha também que foi «bom condutor de homens, disciplinado, possuin-
do raros dons de convivência, de camara-
dagem de trato e de comunicabilidade», disso sabendo «tirar partido para conseguir processos de trabalho ímpares».
«Grandemente responsável pela alta per-
centagem de operacionalidade das viaturas 
Alferes Carlos Silva e
esposa Belmira
da sua subunidade, facto reconhecido superiormente pela sua inesgotável actividade e pelo seu au(l)to espírito de missão, torna-se exemplo a destacar em público louvor», conclui o documento, publicado na Ordem de Serviço nº. 174 do BCAV. 8423.
Pois bem, será este bravo Cavaleiro do Norte de Santa Isabel quem, em 2018 e no Fundão, lá empresário muito conhecido, organizará o encontro da 3ª. CCAV. 8423. «Espero que levem as vossas mulheres e os vossos filhos, toda a vossa família. Agradeço isso...», proclamou o José Lino - que, na Mealhada e para exemplo, se fez acompanhar de esposa, filho, nora e netos.
Furriel V. Guedes
Furriel L. Capitão

Cavaleiros do Norte
da nossa saudade!

O quadro de militares da Fazenda Santa Isabel, da 3ª. CCAV. 8423, tem já algumas baixas, por morte. Ainda em Angola, faleceu Jorge Custódio Grácio, o Spínola, vítima de um acidente na Estrada do Café, entre Carmona e Quitexe, a 2 de Junho de 1975. Há 43 anos!
Manuel Qua-
resma 1974/75
M. Quares-
ma em 2000
Ia de boleia para a cidade, numa 4L do civil Sidónio, que embateu frontalmente numa ambulância roubada por combatentes da FNLA, na Delegação de Saúde do Qui-
texe. Teve morte imediata e era natural de Vale das Raposas, em Vieira de Leiria. Ver AQUI
Falecidos, já em Portugal, já depois da campanha de África em terras de Angola (e do Uíge) e todos por doença, sabemos dos furriéis milicianos Victor Guedes e Luís Capitão e do 1º. cabo Manuel Quaresma da Silva.
Jorge Grácio,
o Spínola
Victor Mateus Ribeiro Guedes foi especialista de armamento pesado, morava em Lisboa e faleceu a 16 de Abril de 1998, há 20 anos, tinha ele quase 46, nascido a 17 de Maio de 1952.
Luís Ribeiro Capitão foi atirador de Cavalaria e, depois, na vida civil e profissionalmente, foi condutor da CP. Faleceu a 5 de Janeiro de 2010, em vésperas de fazer 52 anos e em (Vila Nova de) Ourém. Nasceu a 9 de Janeiro de 1952.
Manuel Quaresma da Silva foi 1º. cabo apontador de morteiros e faleceu a 6 de Fevereiro de 2004, aos 52 anos e em Cacia, vila e freguesia do concelho de Aveiro, terra da sua naturalidade e residência de sempre. Foi vítima de uma grave e letal doença no estômago.
Outros Cavaleiros do Norte da Fazenda  Santa Isabel e da 3ª. CCAV. 8423 terão falecido, não sabemos (e não desejamos...), mas todos aqui e agora recordamos com saudade, deles fazendo memória.
Capitão António
M. Oliveira


O dia 6 de Junho dos
Cavaleiros do Norte

Acontecimentos, alguns, do dia 6 de Junho, na memória dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423:
1 - 1974: Chegada da Companhia de Comando e Serviços (CCS) à vila do Quitexe. Era comandada pelo capitão António Martins de Oliveira (SGE) e substituiu a CCS do BCAÇ. 4211.
2 - 1975: Rotação da 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias, do Songo para Carmona (e para a ZMN/Comando do Sector do Uíge). Já tinha estado em Zalala e Vista Alegre/Ponte do Dange.
3 - 1975: Combates de Carmona, sangrentos, dados como oficialmente termi-
nados, mantendo-se os Cavaleiros do Norte, porém,  em prevenção máxima e contínua e reforçados com a 1ª. CCAV. 8423.
Manuel Barroso

Barroso de Zalala, 66
anos em Vila do Conde

Manuel Joaquim Faria Barroso, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 6 de Junho de 2018, em Vila do Conde.
Atirador de Cavalaria, integrou o grupo de combate comandado pelo alferes miliciano Mário Jorge Sousa, com os furriéis Victor Costa, Évora Soares e Baldy Pereira. Regressou a Portugal no dia 9 de Setem-
bro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão militar em Angola, fixando-se em Vila do Conde, onde já residia - onde fez vida profissional na área comer-
cial das frutas e legumes, agora já aposentado. Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário