CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 10 de março de 2019

4 405 - O furriel Baldy Pereira e o soldado João Lino na memória dos Cavaleiros do Norte!

O atirador de Cavalaria João Lino, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e depois do Quitexe: o
terceiro da imagem da esquerda, o do direita na da direita. Faleceu  há 36 anos, atropelado por um
 camião, entre Santarém e Rio Maior. Casado há 3 meses, tinha feito 31 a 16 de Fevereiro an teror RIP! 
O 1º. cabo Jorge Silva, à viola, e o alferes
miliciano Mário Jorge Sousa em Zalala
O furriel João M. B.
Baldy Pereira em 1974

O furriel Baldy Pereira foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, de onde saiu em Setembro de 1974. Há pouco soube-
mos que, lamentavelmen-
te, faleceu a 26 de Novem-
bro de 2016, vítima de doença.
João Manuel Baldy Belém Pereira foi especialista do BCAV. 8423, como atirador de Cavalaria,e, por terras do Uíge angolano, integrou o grupo de combate do alferes Mário Jorge de Sousa - de
Baldy Pereira
nos anos 2000
Operações Especiais, os Rangers. Ele, com os também furriéis milicianos Victor Costa e Mota Viana. 
O Baldy Pereira teve algumas diferenças com o alferes Mário Jorge Sousa, comandante do grupo de combate e simultânea-
mente adjunto do comandante da 1ª. CCAV. 8423, o capitão mili-
ciano Castro Dias, e tal levou a que, segundo o livro «História da Unidade», saísse de Zalala e rodasse para outra unidade.
O furriel João Dias, das TRMS de Zalala, lembra-se de o ter vol-
tado a ver a 4 de Agosto de 1975, na cidade de Salazar (actual N´Dalatando). Voltou a Portugal em data desconhecida e trabalhou na área da grande Lisboa como delegado de propaganda médica. Morava em Santo An-
tónio dos Cavaleiros e faleceu a 26 de Novembro de 2016, apenas 5 meses depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.
Hoje o recordamos com saudade e dele aqui fazemos memória, em imagem que gentilmente nos foi cedida por Henrique, seu irmão. RIP!!!


João Lino Oliveira da Silva,
Cavaleiro do Norte de Santa
 Isabel, soldado atirador 
João Lino de Santa Isabel
faleceu há 36 anos !

O dia 10 de Mrço de 1975 foi dos 23 anos de João Lino Oliveira da Silva, soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel mas ao tempo já no Quitexe. Faleceu a 14 de Março de 1983, vítima de acidente e 3 meses depois do seu casamento, aos 31 anos.
João Lino regressou a Torre do Bispo, em S. Vicente de Paul (Santarém) e por lá foi fazendo vida como trabalhador de uma empresa de tubos de PVC (a Ipetex, em Vila Chão de Ourique, perto do Cartaxo). Compunha o rendimento familiar numa oficina (própria) de reparação de motorizadas e ainda «acudia» a outros pequenos oficiais desta área. Tragicamente, a 14 de Março de 1983 foi atropelado por um camião, quando seguia de motorizada, em S. Pedro (Portela das Padeiras), no cruzamento de Santarém para Rio Maior. Tinha feito 31 anos a 16 de Fevereiro anterior e camião passou-lhe por cima e teve morte imediata.
O sobrinho Pedro Silva, que nos facultou estas informações e ao tempo tinha 11 anos, lembra-o como «um bom homem, um amigo!...», dele tendo «muito boas recordações».
Até um destes dias, João Lino!

2 comentários:

  1. O Furriel BALDY BELÉM PEREIRA, foi integrado na 3.CART BART 6524, que depois de Cabinda rumou a Salazar, regressando em 18 de Setembro de 1975, no navio Niassa. (ex-alferes OE António Basto do BART 6524). Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Rectificando o meu comentário, foi integrado em Salazar na CCC do BART 6524
    AB

    ResponderEliminar