Cavaleiros do Norte em Santa Margarida e no RC4, em 1974. À frente, um rádio-telegrafista(?), alferes Lains dos Santos e furriéis Plácido Queirós e Américo Rodri- gues (falecido a 30 de Agosto de 2018) |
Os futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 terminaram a 28 de Março de 1984, a chamada Licença de Normas, que, de acordo com o livro «História da Unidade», «acabou por ser aumentada de tal modo que só a 22 de Abril se voltou a reencontrar todo o pessoal».
O dia, uma quinta-feira, foi então tempo para que os combatentes mobilizados para a Região Militar de Angola continuassem o seu proveito de férias e preparando-se para, no regresso ao Destacamento do RC4 de Santa Margarida, terem «efectivação da instrução operacional».
Um ano depois e já no norte de Angola, por «impossibilidade de garantir os serviços solicitados ao BCAV., os quais comportam também as necessidades da ZMN, também em extinção», foi entendido deslocar ara Carmona mais um grupo de combate - no caso da 3ª. CCAV. 8423 e por «ser a subunidade que, de momento, tem a sua vida menos sobrecarregada».
Carmona e do BCAV. 8423, já lá tinha a CCS e a 2ª. CCAV. 8423. mais a CCAÇ. 4741 e a 1ª. CCAÇ. 491, respectivamente rodadas do Negage e de Sanza Pombo, no dia 17 de Março desse 1975
O quartel de Vista Alegre |
Comandante em Vista
Alegre e Ponte do Dange
O comandante Almeida e Brito deslocou-se a Vista Alegre, onde se aquartelava a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, a 28 de Março de 1975.
O objectivo, para além dos habituais contactos operacionais, era apresentar o 2º. comandante dos Cavaleiros do Norte - o capitão José Diogo da Mota e Silva Themudo - recentemente chegado Carmona. Na véspera, recordemos, tinham estado no Quitexe, ao tempo terra da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel e comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes.
O dia foi também para deslocação ao Destacamento de Ponte do Dange, onde estava um grupo de combate dos homens de Zalala, comandados elo capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias.
Raúl Corte Real |
Capitão Corte-Real, 73
anos em Lisboa !
O capitão Raúl Corte Real comandou a CCÇ. 4145, a de Vista Alegre, e festeja 73 anos a 29 de Março de 2019.
Os «caçadores» de Vista Alegre já la estavam aquando da chegada dos cavaleiros do Norte, desde 1 de Abril de 1973, e de lá saíram em Novembro de 1974, então substituídos pela 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide Castro Dias.
«Pouco tempo estivemos com o vosso Batalhão, até porque, no último período, Vista Alegre ficou integrar uma gramde operação no Quanza Norte - a Operação Turbilhão - e eu fiquei a comandar uma ZI, a única do Uíge», disse-nos Raul Corte Real, recordando a sua jornada angolana.
Mora em Lisboa e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário