O 1º. cabo Coelho (Buraquinho) e o enfermeiro Moreira, nas traseiras da enfermaria do Quitexe! |
A instrução operacional do BCAV. 8423 continuava no Campo Militar de Santa Margarida, a 7 de Março de 1974, há 46 anos e a partir do Destacamento do RC4.
O dia, em termos de notícias militares das várias frentes ultramarinas de combate, teve as da morte de dois combatentes em Angola: o furriel miliciano António dos Reis Morais, natural de Barcos (na Covilhã), de acidente de viação; e, «em combate», o 1º. cabo Samuel da Silva de Faria Quinta, da Ribeira Brava, na Madeira. E, no mesmo dia, na Guiné e segundo o Serviço de Informação Pública das Forças Armadas, também o soldado Bacar Demba.
1º. cabo J. Almeida |
CCS, a Companhia
do Quitexe
- Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho, 1º. cabo analista e depurador de águas, às 16 horas e transferido do Regimento de Infantaria nº. 16 (RI 16), de Évora. Natural e residente na freguesia de Custóias, concelho de Matosinhos.
A. Soares (1974) |
- António do Couto Soares, soldado de transmissões, às 19,30 horas e vindo do Regimento de Artilharia nº. 1 (RAL 1), de Lisboa. Natural de Brunhais, concelho de Póvoa do Lanhoso.
J. Barreto em 2017 |
1ª. CCAV. 8423, a
Fazenda de Zalala
- Jorge Manuel Mesquita Barreto, furriel miliciano enfermeiro, ido do Regimento de Serviço de Saúde (RSS); em Coimbra, e às 11 horas (de 28 de Fevereiro de 1974. Natural de Mira e agora residente em Baguim do Monte (Gondomar).
- José António Martins Timóteo, soldado atirador de Cavalaria, às 22 horas de 4 de Março, vindo do Regimento de Cavalaria nº. 3 (RC 3), em Estremoz. Natural da Ribeira de Arronches, freguesia de Reguengo, em Portalegre.
Mário Araújo |
2ª. CCAV. 8423, a
de Aldeia Viçosa
- Mário Novais de Carvalho Araújo, 1º. cabo operador-cripto, às 22 horas e vindo do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), da Ajuda, em Lisboa. Natural de S. Rosendo, no concelho de Santo Tirso.
Furriel A. Reino |
3ª. CCAV. 8423, a da
Fazenda Santa Isabel
- Fernando da Conceição Pereira, soldado de transmissões, às 23 horas e transferido do Regimento de Artilharia nº. 1 (RAL 1), em Lisboa.
Alexandre Oliveira e os furriéis Amorim Martins e Mário Matos (de garrafão na mão) em tempos da uíjana Aldeia Viçosa |
Alexandre Oliveira clarim (2019) |
A morte do clarim
Alexandre Oliveira !
O clarim Oliveira, da 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, faria 68 anos a 8 de Março de 2017. Faleceu a 19 de Julho de 2019.
Alexandre dos Santos Oliveira era natural da Mata, freguesia de Lever, em Vila Nova de Gaia, e lá regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. O Oliveira já desde Junho de 2015 sofria de uma doença degenerativa, depois de uma leucemia e uma anemia, «combatendo-as» corajosamente, entre o hospital e a sua residência do Seixo Alvo, no Olival, em Vila Nova de Gaia. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário