CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 5 de fevereiro de 2022

5 704 - As mortes Luís Mosteias, furriel da CCS, e dos 1º cabos Victor Vicente e Abílio Delgado!

Os furriéis milicianos Viegas e Mosteias, falecido de doença há 9 anos, a 5 de Fevereiro de 2013, no
Hospital de Santiago de Cacém. Aqui, na entrada da Casa dos Furriéis do Quitexe, em 1974/75


 
Luís Mosteias
no Natal de 1974
O furriel Mosteias num Unimog do BCAV. 8423



O inesquecível e saudoso furriel miliciano  Mosteias faleceu a 5 de Fevereiro de 2013. Vítima de doença e há já 9 anos!
Sapador de especialidade militar e natural de Cabeção, no alentejano município de Mora, Luís João Ramalho Mosteias lá nasceu a 2 de Janeiro de 1952 e já era casado quando, para Angola, partiu a 29 de Maio de 1974, para a (nossa) jornada africana do Uíge. Já foi lá que, sendo quadro da CCS dos Cavaleiros ao Norte do BCAV. 8423, foi pai ela primeira vez - a 21 de Setembro de 1974.
Duas outras vezes seria pai, já em Portugal e civil (de mais 2 rapazes) e dele recordamos o grande camarada que foii, no dia-a-dia da nossa jornada africana do uíjano norte angolano e homem de fortes convicções, um combatente sem medos, um companheiro generoso e leal, de total frontalidade, inesquecível, um companheiro de sempre e para sempre!
Soubemos da sua doença há 9 anos, precisamente no dia do seu aniversário (a 2 de Janeiro de 2013, quando fez 61 anos e residia em Santo André) e lhe ligámos a felicitá-lo. Estava já  internado no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém - onde acabou por falecer, hoje se passam 9 anos. Ninguém tal imaginaria!
Hoje, carérrimo Mosteias, aqui te recordamos com muita, muita, muita  saudade e com a promessa de um destes dias irmos beber umas boas Cuca´s, bem geladas e sabe-se lá em que bar este mundo. RIP!!!
V. Vicente faleceu a 4/2/21
 de COVID e outras doenças,
 em Lisboa.

Vicente 1º. cabo condutor,
faleceu há um ano e de COVID !

O 1º. cabo Victor Manuel Nunes Vicente, da 2ª. CCAV. 8423, faleceu ao fim da tarde de 4 de Fevereiro de 2021, vítima da COVID 19 e quando estava internado nos cuidados paliativos da Clínica João de Deus, em Lisboa.
Apontador de morteiros e natural de Xabregas, na capital portuguesa, sofria de Parkinson, doença recentemente agravada com uma paralisia Locrion progressiva, com paralização gradual dos sistema muscular..
Perdeu 40 quilos de peso e faleceu não pelas doenças de que há muito padecia mas com o COVID-19, com que foi contagiado na clínica onde estava internado. No meso dia. faleceu o seu irmão Aladim Alves, aos 85 anos e vítima de cancro na próstata.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Abílio Delgado

Delgado, 1º. cabo de Aldeia
Viçosa faleceu há 12 anos !

O 1º. cabo Abílio da Fonseca Delgado foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423 e hoje faria 70 anos. Faleceu há 12 e de doença.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se no Casal da Charneca, da freguesia de Évora, no município de Alcobaça, de onde era natural. E lá fez vida familiar, casou e foi pai de 3 filhas (a mais nova agora 37 anos).
Profissionalmente, criou e geriu uma exploração de coelhos. Há 12 anos e inesperadamente, foi vítima de uma embolia cerebral e faleceu a 22 de Fevereiro de 2010. Hoje, o recordamos com saudade.
RIP!

Os furriéis milicianos Cruz e Viegas
na avenida do Quitexe e em 1975
A última reunião do
Comando Sector do Uíge

A última reunião de comandantes das unidades do Comando do Sector do Uíge (CSU) realizou-se no Songo, a 5 de Fevereiro de 1975.
Jálá vão 47 anos!
A agenda de trabalhos tinha a ver com razões de natureza operacional e numa altura em que se prepara a rotação dos militares que, o tempo, estavam aquarteladas nesta área nortenha de Angola.
O encontro decorreu no BCAÇ. 5015, na cidade do Songo, e o BCAV. 8423 fez-se representar pelo comandante Almeida e Brito, que se fez acompanhar pelos furriéis milicianos Cruz e Viegas, da CCS e delegados do MFA, já que lá ocorreu, também, uma reunião do Movimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário