Memorial dos mortos do ultramar em Odivelas. O nome de Joaquim Manuel Duarte Henriques em destacado. Foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala |
O sábado de 23 de Fevereiro de 1974, um sábado de há, 48 anos, foi tempo de se apresentarem no RC4 «vindos do RI 11, por terem sido nomeados para servir no Ultramar, com destino ao BAV. 8423» um alargado grupo de futuros Cavaleiros do Norte.
O Regimento de Infantaria 11 (RI 11) estava aquartelado em Setúbal e o dia foi o primeiro das férias dos homens da Escola de Recrutas. Também neste dia 23 de Fevereiro de há 48 anos se apresentou o 1º. cabo padeiro Aurélio P. Oliveira, oriundo do 2º. Grupo de Companhias da Administração Militar 2 (GCAM2), da Póvoa de Varzim. Por razão desconhecida, não embarcou para Angola.
A véspera tinha sido dia da apresentação do atirador de cavalaria Joaquim Manuel Duarte Henriques, «por ter terminado a pena que lhe foi imposta». Era da 1ª. CCAV. 8423 e faleceu em Angola, a 21 de Setembro de 1974. Doente em Zalala, foi evacuado para o Quitexe e passou pelo Negage, antes de seguir para o Hospital Militar de Luanda - onde acabou por falecer.
O corpo foi trasladado para o cemitério de Odivelas, a sua terra natal, e o seu nome está em memória no monumento da imagem. Solteiro, era filho de João Pedro Henriques e Delfina da Conceição Duarte. RIP!!
Quanto aos outros, foram estes, destinados às Companhias indicadas:
Manuel Vilaça em 2017 |
1ª. CCAV. 8423,
a de Zalala
- Manuel de Almeida Novo, 1º. cabo apontador de morteiros. Natu-
ral de Paradaço, da freguesia de Calde, em Viseu. Lá regressou a 9 de Setembro de 1975, no final da jornada africana de Angola.
- José António Tavares de Sousa, soldado apontador de morteiros. Desconhecemos a sua origem. Regresso, idem.
- Manuel Joaquim Vilaça da Silva, soldado apontador de morteiros. Natural do lugar da Barroca, freguesia de Outriz, do concelho de Vila Nova de Famalicão. Regresso, ibidem. É participante habitual dos encontros dos Cavaleiros do Norte de Zalala - os de Natal e os anuais.
Adelino Couto |
2ª. CCAV. 8423,
a de Aldeia Viçosa
- Adelino Augusto Ferreira do Couto, soldado apontador de mor-teiros. Natural e residente em Lousada, em Vila Nova de Famali-
cão, lá regressou a 10 de Setembro de 1975.
- António Manuel Magalhães Macedo, soldado apontador de mor-
teiros. Natural do lugar de Cimo de Vila Costance, freguesia de Livração, do concelho de Marco de Canaveses. Lá regressou, idem.
Fazenda Santa Isabel |
3ª. CCAV. 8423.
a de Santa Isabel
- José Agostinho da Silva Ferreira, 1º. cabo apontador de morteiros. Natural de Vila Chã, da freguesia de Santo Es-
tevão de Briteiros, concelho de Guimarães - onde residia. Lá regressou no dia 11 de Setembro de 1975.
- Fernando da Silva Oliveira, apontador de morteiros. Natural do lugar de Sub-Estrada, em Nespereira, também do concelho de Guimarães. Regresso, idem.
- António Monteiro de Carvalho, apontador de morteiros. desconhecemos a sua origem natalícia. Regresso, ibidem.
F. Balha |
Balha de Aldeia Viçosa,
70 anos em Coruche!
O 1º. cabo Fernando Balha Ferreira, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos a 24 de Fevereiro de 2022. Linda idade!
Natural do lugar de Cabecinhas, da freguesia de S. José de Lamarosa, no ribatejano concelho de Coruche, este Cavaleiro do Norte da guarnição de Aldeia Viçosa (comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz), também passou por Carmona e de Angola regressou a 10 de Setembro de 1975.
Mora agora em Salgueiral, da mesma freguesia ribatejana, para onde, com os nossos parabéns, vai embrulhado o desejo de muitos mais e bons anos de vida!
Sem comentários:
Enviar um comentário