O 1º. cabo Rodolfo Tomaz, os furriéis milicianos Manuel Machado e Francisco Dias e o soldado Henrique Esgueira, o organizador do encontro de Tomar |
A placa dos 50 anos da partida CCS para Angola |
Aconteceu em Tomar, no último sábado - dia 8 de Junho de 2024 - e evocando a partida de Lisboa para o aeroporto internacional de Luanda, na noite de 29 para 30 de Maio de 1974.
Foi uma excelente dia, caro Henrique Esgueira!
Parabéns!
O Esgueira foi condutor-auto dos Cavaleiros do Norte do Quitexe e sempre foi companheiro dos encontros que, desde 1995 e «inaugurando-se» em Águeda, tem sido organizados, ano após ano, - jornadeando por localidades tão diferentes como Pombal, Penafiel (3 vezes), Águeda (mais 2 vezes), Ferreira do Zêzere, Custóias, Paredes, Santa Margarida (no RC4), Santo Tirso, Gondomar, Mortágua, Braga, Covilhã e Tomar.
Esquecemos alguma?
Desculpem, é da (nossa) idade.
Os 1ºs. cabos Agostinho Teixeira e Porfírio Malheiro, furriel Viegas e 1. cabo Buraquinho |
1 - A participação do 1º. cabo Rodolfo Tomaz, que, viajando de Lousada com a família, não se quis esconder das suas fragilidades físicas e viveu um dia feliz e intenso, cheio de abraços sentidos e solidariedade viva dos tantos amigos que gerou por terras dos chãos uíjanos do norte de Angola.
2 - O aparecimento do 1º. cabo Agostinho Pinto Teixeira, pintor do parque-auto. Que está de saúde farta e não víamos desde 1975.
3 - A participação da viúva (Maria Alice), da filha (Vânia Sofia e do neto (GustavoMiguel) do 1º. cabo Jorge Luís Domingues Vicente, falecido a 21 de Janeiro de 1997, de doença. Quiseram conhecer os companheiros do marido, pai e avô na sua (e nossa) jornada africana.
O neto Guilherme, a viúva Maria Alice e a filha Vânia Sofia, familiares de Jorge Vicente |
6 - As mensagens do capitão Acácio Carreira Luz e do sargento Alcides Eira, que não puderam estar mas se associaram a este histórico encontro de Tomar. Foram lidas pelo furriel miliciano José Augusto Monteiro. E fartamente aplaudidas.
7 - A oferta do furriel miliciano Francisco José Brogueira Dias, vagomestre de especialidade, aos participantes do encontro: uma moeda de 2 euros comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.
Não é todos os dias que se fazem histórias de 50 anos!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário