CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 3 de junho de 2024

AGENDA de 3 a 9 de Junho




Algumas memórias dos Cavaleiros do Norte de 2 a 9 de Junho


DIA 2 DE JUNHO
de 1975. 
Há 49 anos!

Alferes Garcia e furriel Viegas, do PELREC da
CCS. O pelotão foi dos primeiros a sair do BC12
para a cidade de Carmona, na madrugada de 1
de Junho de 1975. um domingo de há 48 anos!

Combates sangrentos
 e recolha de civis!

O dia 2 de Junho de 1975, na verdade, foi de violentos combates em Carmona, envolvendo toda a guarnição portuguesa e em defesa de pessoas e bens. 
Aos operacionais (e não eram muitos...) couberam, naturalmente, os pontos mais sensíveis: aeroporto, hospital, Banco de Angola, aquartelamentos e edifícios públicos, comunicações, redes de água, abastecimento e electricidade. E a segurança  ma cidade, a dramática operação de recolha da população civil, indefesa e fragilizada, que pedia proteção e era recolhida nas ruas, às portas de suas casas, e levada para o BC12. E dos feridos, fossem civis ou elementos das forças em confronto, para o ocupadíssimo hospital da cidade.
O dia, na verdade, foi de combates sangrentos e nalguns casos quase corpo a corpo, entre os combatentes da FNLA (o Exército de Libertação Nacional de Angola, o ELNA) e as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (as FAPLA, do MPLA). Nunca ninguém saberá quantas mortes aconteceram nestes dramáticos dias de Carmona. 
Nunca poderão ser contados quantos sacrifícios e actos de coragem protagonizaram os Cavaleiros do Norte! 
Quantos deles arriscaram a vida para, sem recuar, salvarem vidas da cidade!!!
Os não atiradores ocuparam também posições de defesa do BC12 e de alguns importantes outros pontos da cidade. Por exmplo, a ZMN/CSU, bancos, aeroporto, captações de água e hospital,  civila.
Abel Mourato em
2020. Faleceu há
3 anos!

Abel Mourato e Mário Matos, 
furriéis milicianos da 2ª.
CCAV. 8423, em 1974/1975

Furriel Abel Mourato
faleceu há 4 anos !


O furriel miliciano Abel Maria Ribeiro Mourato, combatente alentejano da 2ª. CCAV. 8423, faleceu a 2 de Junho de 2020, há precisamente 3 anos e vítima de doença.
Vagomestre de especialidade militar, dos Cavaleiros o Norte de Aldeia Viçosa e do comando do capitão miliciano José Manuel Cruz, nasceu a 24 de Janeiro de 1952 e partiu para Angola a 4 de Junho de 1974. De lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge do norte angolano.
É justo e merecido lembrar que por lá foi grande e bom companheiro da nossa jornada e, cá, foi funcionário público da administração fiscal.
Residia em Vila Viçosa e já aposentado, começou a queixar-se de dores na cervical e de artroses, o que o fez entrar em ciclo depressivo. A 27 de Maio de 2020, entrou em internamento hospitalar, tendo-lhe sido diagnosticados problemas de tensão alta, dificuldades de oxigenação e uma embolia pulmonar.
Casado em segundas núpcias com Manuela, era pai de Marta, de 19 anos. E de Nuno Miguel, de 42 e do primeiro casamento. Até um destes dias, amigo Mourato! Não te esquecemos por cá! RIP!!!

O bilhete de avião do
alferes João Machado

A partida da 2ª. CCAV.
8423 para Angola!
Há 50 anos!


A 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, voou de Lisboa para Luanda na noite de 3 para 4 de Junho de 1974.
Há 50 anos!
A subunidade do BCAV. 8423 
chegou a Luanda na madrugada do dia 4, tendo voado em aeronave dos Transportes Aéreos Militares (TAM). 
O dia 3 de Junho foi tempo, também, para:
1 -  Início da ponte aérea de Luanda para Lisboa, em 1974.
2 - Encontro da CCS no RC4, em Santa Margarida



DIA 4

A 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão miliciano José Manuel Cruz, aterrou no aeroporto internacional de Luanda na manhã de 4 de Junho de 1974.
Há 50 anos!
No mesmo dia, partiu de Lisboa a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel.




aso nos lê! Oxalá! 

Os capitães José Manuel CRuz (que hoje feste 78 anos
em Esmoriz) e José Paulo Fernandes, coo o alferes
João Machado

Dia 5 de Junho

Os companheiros da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel e do capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes, chegaram a Luanda no da 5 de Junho de 1974.

Os 78 anos do capitão
Joe Manuel Cruz!

O capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz, oficial de infantaria e comandante da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, está hoje em festa: chega aos 76 anos.
Há 49, então entrando nos viçosos 29 da sua então «tenra» idade, a cidade de Carmona ainda «ressacava» dos sangrentos combates entre a FNLA e o MPLA.
Os trágicos e sangrentos combates da cidade capital do Uíge não foram, na verdade, o melhor «cenário» para festas de anos e o capitão Cruz foi por esta altura um dos oficiais portugueses que, no Bairro Popular, negociou com a FNLA o «stop» à matança generalizada tragicamente que se registava.
Natural e residente na cidade de Esmoriz (em Ovar) e aposentado do ensino, é participante (permanente e activo) dos encontros dos Cavaleiros do Norte desta sub-unidade do BCAV. 8423 - a 2ª. CCAV., a da saudosa Aldeia Viçosa.
Hoje, 5 de Junho de 2025, comemora 76 anos, de boa saúde, em boa forma e na melhor disposição. Como ainda há dias se viu no encontro de 20 de Maio de 2023, em Castelo Branco, e nós, há momentos e via telefone, acabámos de confirmar! 
Grande abraço! Muitos parabéns!

Pereira, TRMS de Santa
Isabel, 72 anos em  Lisboa !

O soldado Fernando da Conceição Pereira foi especialista de transmissões da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 5 de Junho de 2024.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel e depois da vila do Quitexe e da cidade de Carmona (no BC12), regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar de 15 meses, no norte de Angola.
Fixou-se em Lisboa, na Rua do Olival, aos Prazeres. Onde supomos que (ainda morará). Dele nao temos mais informações. É para lá e para ele, onde quer que esteja,  que vai o nosso abraço de parabéns!

O edifício do Comando em 2019


DIA 6
A chegada a CCS 
à vila do Quitexe!

Os Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 chegaram ao Quitexe a 6 de Junho de 1974!
Há precisamente 50 anos! E parece que foi ontem!
Saímos do Grafanil de madrugada e fomos galgando quilómetros em asfalto, na chamada Estrada do Café - que ligava (e liga) Luanda a Carmona, pelo Cacuaco, Piri, Úcua, pelos Dembos afora, até à mítica Ponte do Dange, já entrando no Uíge - depois por Vista Alegre e Aldeia Viçosa, ainda o Dambi Angola e muitas outras sanzalas da beira da estrada, antes do Quitexe.isamente 49 anos! E parece que foi ontem!
Saímos do Grafanil de madrugada e fomos galgando quilómetros em asfalto, na chamada Estrada do Café - que ligava (e liga) Luanda a Carmona, pelo Cacuaco, Piri, Úcua, pelos Dembos afora, até à mítica Ponte do Dange, já entrando no Uíge - depois por Vista Alegre e Aldeia Viçosa, ainda o Dambi Angola e muitas outras sanzalas da beira da estrada, antes do Quitexe.
Barroso de Zalala, 72
anos em Vila do Conde !


O soldado Manuel Joaquim Faria Barroso, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Maria João, na mítica Zalala, comemora 72 anos a 6 de Junho de 2024.
Atirador de Cavalaria, passou depois por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, sempre integrando o grupo de combate do alferes miliciano Mário Jorge de Sousa, especialista de Operações Especiais (Rangers), com os furriéis milicianos Victor Costa e os já falecidos José Carlos Évora Soares e José Manuel Baldy Pereira.
Regressou a Portugal e a Vila do Conde no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se em Vila do Conde, a sua terra natal e onde, profissionalmente, foi comerciante de legumes e frutas.
É para lá (Vila do Conde) e para ele que vai o nosso abraço de parabéns! Grandes, bons e muito felizes 71 anos!

DIA 7

A chegada da 1ª. CCAV.

8423 a Zalala!


Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 chegaram à uíjana Fazenda Maria João, a de  Zalala, no dia 7 de Junho de 1974.
Há precisamente 50 anos!

José Almeida

Almeida, TRMS de Zalala,
faz 72 anos em Sesimbra !


O soldado José António Gomes de Almeida, especialista de Transmissões de Infantaria da 1ª. CCAV. 8423, comemora 72 anos a 7 de Junho de 2024.
Cavaleiro do Norte da mítica e saudosa Fazenda de Zalala, o Almeida integrou o 4º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano José Manuel Lains dos Santos, e também passou pelas uíjanos chãos de Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e Carmona, antes do Campo Militar do Grafanil, nos arredores de Luanda e onde a sua subunidade chegara de Portuga a a 5 de Junho de 1974.
Os Cavaleiros do Norte de Zalala regressaram a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e o Almeida à sua casa da Travessa do Antunes, em Sesimbra, onde continua a viver e para onde - e para ele... - vai o nosso abraço de parabéns!
Jacinto Diogo, de 1º. cabo no Uíge
a famoso operador turístico na
Quarteira. Hoje faz 71 anos!

Jacinto, 1º. cabo do CSU,
72 anos na Quarteira !


O 1º. cabo Jacinto Sebastião Gomes Diogo, escriturário do Comando de Sector do Uíge (CSU), em Carmona, está hoje em festa: comemora 72 anos.
Já estava em Carmona quando lá chegaram os Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, a 2 de Março de 1975.
Algarvio de Odeleite, em Castro Marim, lá voltou em 1975, após ter cumprido a sua jornada africana do norte de Angola, onde foi louvado pelo seus bons serviços militares.
A vida familiar e profissional, já em Portual, levou-o para mais junto do mar algarvio e tornou-se próspero e afamadíssimo empresário do sector da restauração, fundador, trabalhador e gestor do prestigadíssimo restaurante «O Jacinto», na avenida Sá Carneiro da algarvia e turística Quarteira.
É lá onde regularmente o achamos, com ele sempre fazendo memórias dos chãos angolanos, e é
 para lá e para ele, hoje mesmo, que vão os nossos parabéns!

Dia 8

Alcides Ricardo
furriel Cavaleiro do
Norte em 1975

Ricardo, furriel da 3ª. CCAV.,
festeja 72 anos em Loures !


O furriel miliciano Alcides dos Santos da Fonseca Ricardo, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja hoje 72 anos, em Loures.
Atirador de Cavalaria e combatente da subunidade da Fazenda de Santa Isabel, é natural de Paipenela, freguesia do concelho da Meda, mas cedo «emigrou» com a família para a grande Lisboa, onde estudou. Tinha apenas 12 anos.
Cumprida a jornada africana do norte de Angola, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Loures, onde ainda vive. Há pouco tempo (pouco antes da pandemia, a 21 de Dezembro de 2019 e como se vê na foto acma) lá estivemos com ele, o Querido e o Rebelo.
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Santa Isabel, também passou elo Quitexe e Carmona (actual cidade do Uíge) e teve uma vida profissional dedicada a um laboratório da indústria farmacêutica, trabalhando na área administrativa. Agora já aposentado, continua a morar em Loures e hoje mesmo, há momentos e via telemóvel, «achámo-lo» em Fátima, peregrino e já a preparar o se regresso a casa, onde vai festejar a sua «provecta» idade.
Reforçamos o nosso abraço de parabéns.


Dia 9


José Gomes em 2017


Enfermeiro Gomes,
72 anos em Lousada !

O 1º. cabo Gomes, enfermeiro de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, está em festa no dia 9 de Junho de 2023: faz 72 anos.
José Gomes é este, simplesmente, o seu nome completo e trabalhou nas enfermarias da vila do Quitexe e da cidade de Carmona, antes de, a 8 de Setembro de 1975 e depoi de, desde 4 de Agosto, ter estado no Campo Militar do Grafanil, regressar a Portugal. 
Por lá, pela Angola da nossa saudade, fez serviço de enfermagem às ordens do capitão miliciano Manuel Leal e do alferes miliciano Honório Campos (ambos médicos) e do furriel enfermeiro António Maria Lopes, da CCS do BCAV. 8423.
Profissionalmente e já em Portugal, trabalhou na Brisa e, nessa qualidade, cirandou pelo país fora, estando agora já aposentado. Natural de Meinedo, em Lousada, lá continua a viver e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Alf. Lains Santos

Guilherme de Zalala,
72 anos em Santarém !


O soldado Domingos Maria Guilherme, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Maria João, a de Zalala, comemora 72 anos a 9 de Junho de 2024. 
Cavaleiro do Norte do 4º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano José Manuel Lains dos Santos (na foto ao lado), com os furriéis Jorge Barata (falecido a 10/10/1997), Américo Rodrigues ((f. a 30/08/2018) e José Louro, também passou por Vista Alegre/Aldeia Viçosa, Songo e Carmona.
Ao tempo residente na freguesia de Marvila, no concelho de Santarém, lá regressou a 9 de Setembro de 1975, depois de concluída a comissão militar em Angola.

E é o que dele sabemos. Parabéns para ele, se por ac


Sem comentários:

Enviar um comentário