CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 21 de outubro de 2025

- ANO 2009: O assassínio de Moreira, soldado de Zalala e o bruxo de Penafiel!

Agostinho Moreira



O soldado Agostinho Mendes Moreira foi atirador de Cavalaria e combatente da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala. Foi assaltado e morto à pancada na madrugada de 21 de Outubro de 2009.
Há 16 anos!
O Moreira regressou a Portugal o dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão miliar por terras do Uíge angolano, e à sua terra natal, de Rio de Moínhos, freguesia de Penafiel.
Já na vida civil, tornou-se conhecido nacionalmente por exercer actividades ligadas à bruxaria - funções que não lhe eram conhecidas dos nossos tempos de Angola -, ganhando, por isso, o epíteto de Bruxo - o popular Bruxo de Rio de Moínhos.
A 21 de Outubro de 2009, foi encontrado pelo padeiro do dia, na sua casa do Sobreiro (onde vivia com um irmão deficiente), e estava seminu, deitado de barriga para baixo e com as mãos amarradas. Brutalmente assassinado à pancada e o móbil do crime foi o roubo, já que desapareceram 300 000 euros que, em notas, guardava em casa.
O assalto foi feito por 5 homens, todos seus conhecidos, mas dois deles viriam a ser absolvidos do crime de assassinato. Um, porém, foi condenado a 20 anos de cadeia, dois outros, e cada um, a 19 anos - todos os três responsáveis pelo assassinato Dois outros, a 6 e 7 anos, condenados apenas por roubo.
Hoje o recordamos. RIP!!!
- Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário