![]() |
| O padre Albino Capela à porta da Igreja da Mãe de Deus do Quitexe e num baptizado de uma criança da Família Rei |
O dia 27 de Outubro de 1974 foi um domingo e as tarefas de gestão interna da CCS estavam (quase) limitadas aos serviços de escala, nomeados em Ordem de Serviço do BCAV. 8423.
Além dos já habituais e exigentes «patrulhamentos inopinados» na Estrada do Café - que liga(va) Luanda a Carmona, a actual cidade do Uíge.
O resto do pessoal «descansava», com um ou outro passeios (nomeadamente às Quedas do Duque de Bragança), alguma possível ida a Carmona e alguns militares, mais devotos, a participarem na missa dominical, que o padre Albino Capela celebrava na Igreja da Mãe de Deus do Quitexe.
A cantina e os bares/messes militares tinham sempre mais clientela, assim houvesse dinheiro... (e ia havendo!...), o que também acontecia nos bares e restaurantes da vila.
Tempos saudosos, estes tempos de há 51 anos!
A Igreja da Mãe de Deus, da Missão do Quitexe e já agora, foi reabilitada em 2008, com obras que duraram três meses e envolveram custos na ordem dos 150 000 dólares, pagos pela Sonangol.
A inauguração foi em Dezembro desse ano e presidida pelo Bispo do Uíge, Dom Emílio Sumbelo, que na altura e em declarações à ANGOP, pediu «o empenho de todos os membros, no aprimoramento da obra sagrada». Sublinhou também que «o templo vai melhorar o nível de trabalho dos cristãos, com vista a salvação de todos aqueles que crêem em Deus».
- NOTA: O padre António Albino Vieira Martins Capela abandonou o sacerdócio e constituiu família. Faleceu a 27 de Abril de 2023, aos (quase) 81 anos e em Barcelos. RIP!!!

Sem comentários:
Enviar um comentário