O 1º. cabo Carlos Alberto Serra Mendes, bate-chapas da CCS dos BCAV. 8423, na parada do BC12, em Carmona. Faz hoje 65 anos, em Abrantes |
O coronel Carlos Carreiras foi comandante do CSU na cidade de Carmona |
A 26 de Dezembro de 1974, pelas bandas da terra uíjana do Quitexe angolano, o comandante Almeida e Brito deslocou-se uma vez mais a Carmona, para reunião no Comando de Sector do Uíge (CSU) e Zona Militar Norte (ZMN).
Retribuía, pessoalmente, a mensagem de Natal do Comandante do CSU, publicada na ordem de serviço e lida em formaturas de parada, nomeadamente referindo que «não é ainda para nós que, neste Natal de 1974, terminará a velada de armas iniciada há 14 anos em Angola».
«Fiquemo-nos com a certeza de estar a cumprir uma alta missão, ajudando a construir, em paz, um novo país de expressão portuguesa», sublinhava a men-
sagem, que recordo do livro «História da Unidade».
trar no seio do Exército uma segunda família, a mesma camaradagem diária de combatente para combatentes, comungando os mesmos princípios, vivendo os mesmos bons e maus momentos».
1º. cabo Serra Mendes |
Serra Mendes, 65
anos em Abrantes!
O 1º. cabo bate-chapas Mendes, da CCS do BCV. 8423, comemora 65 anos a 26 de Dezembro de 2017.
Carlos Alberto Serra Mendes, de seu nome completo, integrou a equipa do Parque-Auto comandado pelo alferes António Al-
bano Cruz e é natural e então residente no Pátio Joaquim Pedro, da freguesia de S. João Baptista, em Abrantes. Lá regressou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão militar em Angola. Vive agora no Bairro Ca-
troga Gaio, também em Abrantes, para onde vai um abraço de parabéns!
Almeida e Brito |
Almeida e Brito
na Polícia Militar
O tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito foi comandante do BCAV. 8423 e regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975. A 26 de Dezembro do mesmo ano - hoje se fazem 43 anos! - foi colocado como comandante da Polícia Militar (PM) em Lisboa.
A nomeação foi conhecida em decreto lei dessa data e o 2º. comandante de Almeida e Brito, curiosamente (ou talvez não...) foi outro oficial do BCAV. 8423: o major José Luís Jordão Ornelas Monteiro, que era o 2º. comandante (na formação do BCAV. 8423, em Santa Margarida) mas não chegou a partir para Angola, por ter sido «desviado» para a Guiné, por ordem do MFA.
Sem comentários:
Enviar um comentário