CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 18 de fevereiro de 2018

4 040 - A Escola de Recrutas dos atiradores do BCAV. 8423, futuros Cavaleiros do Norte!

Santa Margarida, há 44 anos, tempo de formação do BCAV. 8423: os futuros
 furriéis milicianos Neto e Viegas (Operações Especiais, da CCS), Matos (atirador
de Cavalaria da 2ª. CCAV.) e Monteiro (Operações Especiais da CCS)

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: 1º.
cabo Hélio Cunha (?, TRMS), alferes Lains dos Santos
e furriéis Plácido Queirós e Américo Rodrigues

A 18 de Fevereiro de 1974, há 44 anos, em Santa Margarida, iniciaram-se os exercícios finais da Escola de Recrutas do Batalhão de Cavalaria 8423, que «decorreram na tão conhecida Mata do Soares», como historia o livro «História da Unidade».
Os exercícios envolveram as futuras três companhias operacionais, tendo os seus quadros (e alguns da CCS) como instrutores. Decorreram até ao seguinte dia 22 e completaram «a primeira parte da sua instrução, a chamada instrução 
Futuros furriéis milicianos: Carlos Letras (da 2ª. CCAV.),
José Louro e Victor Costa (1ª. CCAV., atrás) e João
Brejo (da 2ª. CCAV., sentado e à frente)
operacional».
A apresentação formal dos futuros ati-
radores de Cavalaria do BCAV. 8423 ocorrera a 7 de Janeiro imediatamente, no Destacamento do Regimento de Cavalaria nº.4 (RC4), no Campo Militar de Santa Margarida e já com toda a estrutura definida, quanto às 4 Compa-
nhias, respectivamente comandadas pelo capitão SGE António Martins de Oliveira (a de Comando e Serviços, a CCS) e pelos então tenentes e futuros capitães milicianos Davide Castro Dias (1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de  Zalala), José Manuel Cruz (2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa) e José Paulo Fernandes (3ª. CCAV., a da Fazenda Santa Isabel). 
Ao tempo, já também com todos os quadros de (futuros) alferes milicianos e furriéis milicianos operacionais, como instrutores da Escola de recrutas - enquanto se iam apresentando os diversos especialistas: enfermeiros, escriturários, mecânicos e condutores, rádio-telegrafistas, operadores de mensagens e transmissões, rádio-montadores, cozinheiros, sapadores, electricistas, entre outras áreas.

Conchinho de Santa Isabel,
66 anos na Amadora!

O 1º. cabo Conchinho, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festejou 66 anos a 20 de Janeiro de 2018.
António Manuel Conchinho foi atirador de Cavalaria e integrou o 3º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes Pedro Rosa, com os furriéis João Aldeagas, Manuel Pinto e Victor Velez. O pouco que sabemos dele é através do furriel João Dias e morará no Casal de S. Braz, na Amadora. Atrasados, embora, aí vão os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário