Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. dois não identificados e o 1º. cabo Fer- nando Martins Simões, que faleceu a 17 de Agosto de 1998. Há 20 anos! RIP!!! |
O mês de Agosto de 1974, há 44 anos e em dias indeterminados, foi tempo de reforço de 3 das 4 companhias do BCAV. 8423 - os Cavaleiros do Norte que jornadeavam por terras uíjanas de Angola.
Uma por uma, cada uma integrou mais um militar, cada. Os seguintes:
- CCS, a do Quitexe: Júlio S. Plácido, cai-
xeiro de especialidade. Dele pouco sabe-
mos, nem do rosto nos lembramos, sendo certo, porém, que não regressou a Portugal com a CCS ou com qualquer outra Companhia do BCAV. 8423.
Em Julho de 1975 e por razões que também desconhecemos, integrava a CCS e foi pu-
Jesuíno F. Pinto, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423 |
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Jesuíno Fernandes Pinto, furriel miliciano atirador de Cavalaria. Era natural de Parada de Gatim, em Vila Verde, e lá faleceu, de doença, a 3 de Maio de 2017. Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. A sua actividade profissional foi diversa, tendo, por exemplo, sido animador de rádio.
A doença afastou-o da vida activa e nos últimos tempos da sua vida esteve internado numa IPSS de S. José de Areias do Vilar, em Barcelos. Faria 65 anos a 29 de Setembro de 2017.
A memória do companheiro Jesuíno Pinto aqui fica em acta pública. RIP!
- Miguel J. Garcia, do Grupo de Mesclagem do RI 20, em Luanda, e atribuído à 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa isabel. Foi promovido a 1º. cabo e dele nada mais sabemos. Muito provavelmente, passou`à situação de licença registada quando, em Dezembro de 1974, tal aconteceu com os grupos de mesclagem.
Fernando Martins Simões, 1º. cabo apontador de morteiros (louvado) da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel |
Fernando Martins Simões, 1º. cabo de Santa Isabel |
Simões, 1º. cabo de Santa
Isabel, faleceu há 20 anos !
- Louvado pelo BCAV. 8423!
O 1º. cabo Fernando Martins Si-
mões, apontador de metralhado-
ras da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, faleceu há 20 anos: a 17 de Agosto de 1998. Suicidou-se, por enforcamento. Sofria de esquizofrenia, segundo indicações médicas, que nos foram dadas pela sua única filha (Zaida Martins).
O louvor sublinha que o 1º. cabo Simões «foi militar fundamental em todas as acepções da palavra», para além de ser «com frequência notado como volun-
tário para qualquer tipo de tarefa, dando assim provas repetidas da aberta confiança que nele se deposita».
«Altamente disciplinado e camarada como poucos, auxiliando sempre aqueles que precisavam do seu amparo (...), o seu exemplo e o carácter de que é dota-
do são dignos do merecido louvor», que foi proposto pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, comandante da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Iabel, e depois atribuído pelo comandnate do BCAV. 8423.
vai o nosso abraço solidário e de saudade do homem bom e do com-panheiro de sempre, das terras uíjanas de Angola! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário