CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

4 225 - A morte do furriel Rodrigues de Zalala!

O furriel Américo Rodrigues em Angola
O Rodrigues e a esposa
no encontro de 2016

O furriel  miliciano Rodri-
gues faleceu ontem, após prolongada doença, incu-
rável, que o levou a inter-
namentos em hospitais do Porto e de Vizela.
Américo Joaquim da Silva Rodrigues era natural do lugar de Ribeira de Cima, freguesia de Vale de S. Cosme, no concelho de Vila Nova de Famalicão - cidade onde há muitos anos residia. Foi profissional do sector têxtil e estava aposentado.
Militarmente, especializou-se na Escola Prática de Cavalaria e integrou a 1ª. CCAV. 8423 do Batalhão de Cavalaria 8423, que jornadeou por terras africanas do Uíge angolano. Por Zalala, Vista Alegre e Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Foi louvado pela «maneira eficiente e dedicada  como desempenhou as funções de vagomestre, da sua Companhia, funções que estavam fora da sua especialidade, mas para as quais houve que ser nomeado».
O sorriso do Rodrigues
O louvor proposto pelo capitão Davide Castro Dias, comandante da 1ª. CCAV. 8423, sublinha que o furriel miliciano Rodrigues «impôs-se à consideração da subunidade, o que leva a afirmar ter sido preciosa a sua colaboração, pelo muito que contribuiu para facilitar a acção do comando».
«Apreciado pela colaboração prestada aos seus superiores, não é menos verdade que de igual modo viu os seus serviços sempre desejados e compreendidos pelos seus subordinados, razões estas que, na mais elementar justiça, conduzem a público apreço das suas actividades militares», conclui o louvor, publicado na Ordem de Serviço nº. 165.
O Rodrigues era o companheiro que todos queriam ter, colaborante, solidário e amigo, com a palavra crítica e fraterna no hora certa e a bonomia de sempre, de sorriso franco e lealdade permanente. Colaborador assíduo deste blogue, cultivava a amizade fácil, que partilhava de coração aberto e feliz. Era um dos grandes animadores dos encontros anuais dos «zalala´s».
O Rodrigues deixa imensas saudades!
É mais um Cavaleiro do Norte que parte e nos deixa embrulhados de emoção.
Abraço solidário para a sua amada Angelina e seus dois filhos!
Até um destes dias, caro Rodrigues!
RIP!!!

Funeral em S. Cosme
de VN de Famalicão !

O funeral do companheiro Américo Rodrigues, furriel miliciano da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, está marcado para as 17,30 horas de amanhã, dia 1 de Setembro de 2018.
As cerimónias religiosas vão decorrer na Igreja Matriz da Paróquia de S. Cosme, a sua terra natal, em Vila Nova de Famalicão, seguindo o cortejo fúnebre para o cemitério local!
RIP!!!

3 comentários:

  1. DESCANSA EM PAZ. FUR. MIL GONÇALVES. BAT CAÇ 2873 QUITEXE

    ResponderEliminar
  2. Meu vizinho e colega dos órgãos sociais da associação de Moradores das Lameiras, com o cargo de Presidente do conselho fiscal, amigos desde a fundação da referida associação, sócios fundadores, as minha sinceras condolências á Família e amigos mais os camaradas de combate em Africa, descase em paz amigo Américo !

    ResponderEliminar