CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 17 de fevereiro de 2019

4 384 - A dissidência de Chipenda e as comissões populares de bairro

Grupo de Cavaleiros do Norte, todos furriéis milicianos e na messe de sargentos do Quitexe. Atrás, Bento,
Rocha, Viegas, Flora, Lopes (CCS), Capitão (falecido a 5 de Janeiro de 2010, de doença e em Ourém) e
Ribeiro. À frente, Carvalho, Belo, Lopes (atirador) e Reino
Cavaleiros do Norte de Zalala, todos de transmissões. De
 Dpé, Rogério Raposo e António Lago. Em  baixo, Carlos
 Costa (Carlitos), José Aires, 1ºs. cabos Ângelo Lourenço e
Hélio Cunha e Fernando Coelho



A questão da Revolta do Leste, a façção de Daniel Chipenda dissidente do MPLA, continuava na ordem do dia 17 de Feve-
reiro de 1975, há 44 anos.
Lúcio Lara, chefe da delegação do mo-
vimento de Agostinho Neto em Luanda, acusou Chipenda de se «vender aos interesses estrangeiros» e, por outro lado, de «lançar a instabilidade no nosso país» e exortou os elementos da Revolta do Leste a «lutar patrioticamen-
Momento de lazer em Zalala: o atirador
 Borges Martins e condutor Tarciso Rebelo
te por uma Angola melhor, mas sem armas, ou, pelo menos, sem armas que ameacem o nosso povo».Os elementos da facção eram, no dizer de Lúcio Lara, «veteranos de guerra contra o colonialismo português» e, de acordo com o Diário de Lisboa, tinham sido expulsos na quinta-feira anterior (dia 13 de Fevereiro de Fevereiro de 1975) de Luanda, «por forças do MPLA, que invadiram os escritórios que tinham  capital».
O dia foi também no do regresso de Agostinho Neto a Luanda, vindo de Cabinda, onde presidiu a um comício do MPLA, onde disse, por exemplo, que «embora se tivessem alcançado já grandes vitórias, ainda não se obtiveram nem consolidaram os objectivos finais pretendidos».
Luanda foi também, no mesmo dia, tempo para Ngopa Kabangu, ministro do Interior do Governo de Transição de Angola e membro do comité político da FNLA, pedir «a dissolução imediata das chamadas comissões populares de bairro» - que tinham sido organizadas pelo MPLA.
Ngopa Kabangu falava num conferência de imprensa e estava acompanhado por Samel Abrigada e Hendrick Vaal Neto, respectivamente Ministro da Saúde e Secretário de Estado da Informação, ambos do comité político da FNLA.
Baldy Pereira

Baldy, furriel de Zalala, faria 
67 anos. Faleceu em 2016!

O furriel miliciano Baldy Pereira, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 festejaria 67 anos 7 de Fevereiro de 2019. Faleceu a 26 de Novembro de 2016.
João Manuel Baldy Belém Pereira, é este o seu nome completo, integrou o 1º. grupo de combate dos Cavaleiros do Norte de Za-
lala, comandado pelo alferes Mário Jorge de Sousa e com os também furriéis milicianos Victor Costa e Évora Soares. Regressou a Portugal em data que desconhecemos, por, em Julho de 1974, ter saído da Fazenda de Zalala. 
Residia em Santo António dos Cavaleiros, do município de Loures e nos arre-
dores de Lisboa, e exerceu a profissão de delegado de propaganda médica. Infelizmente, faleceu a 26 de Novembro de 2016, vítima de doença cancerosa - 5 meses depois de ter sido diagnosticada. 
Hoje o recordamos com saudade, em memória de um companheiro da jornada africana do Uíge angolano! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário