CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

4 393 - O dia, há 44 anos, da decisão de rodar para Carmona e para o BC12!

Cavaleiros do Norte na parada do Quitexe, todos furriéis milicianos: Nelson Rocha e José Pires (TRMS),
Francisco Neto (que dia 28 festeja 67 anos), Luís Mosteias (falecido, de doença e a a 5 de Fevereiro de
2013) e Cândido Piores (sapadores) e António Cruz (rádio-montador)
Furriéis milicianos Viegas e Neto no jardim do Quitexe. Ambos
de Operações Especiais (Rangers) e ambos de Águeda


O futuro imediato do BCAV. 8423 foi decidido a 26 de Fevereiro de 1975, há 44 anos, na reunião de comandos da Zona Militar Norte (ZMN), em que participou o comandante Carlos Almeida e Brito: ia (e foi) para o BC12.
O Batalhão de Caçadores nº. 12 (BC12) estava em extinção e dele «sobravam» as magníficas instalações à saída da cidade, na estrada para o Songo. Foi lá que, a partir de 2 de Março desse mesmo ano, se aquartelaram a CCS e a 2ª. CCAV. 8423 dos Cavaleiros do Norte.
«Pretendido pela Região Militar de Angola e solicitado pela ZMN», acabou o BCAV. 8423 por continuar no Uíge da sua jornada africana de Angola. E lá estaria até 4 de Agosto, quando de lá saiu a épica coluna dos Cavaleiros do Norte e uma imensidade de civis que nela acharam a protecção necessária para chegarem a Luanda.
Há 44 anos, foi decidido que seriam a CCS do capitão António Martins de Oliveira (SGE), a do Quitexe, e a 2ª. CCAV. 8423 do capitão miliciano José Manuel Cruz, de Aldeia Viçosa, as primeiras Companhias do BCAV. 8423 a rodar para a capital do distrito/província.
M. Id. Vargas
Victor Vieira, 1º.
cabo Sacristão

Condutores e sacristão

nos Cavaleiros do Norte

O dia 26 de Fevereiro de 1974 foi o da apresen-
tação de mais um grupo de futuros Cavaleiros do Norte, que então  rodaram do Regimento de Infantaria 6, em Braga.
Um primeiro, foi o futuro 1º. cabo Victor Manuel da Cunha Vieira, auxiliar de serviço religiosos - o Sacristão.
Outros e todos condutores-auto, foram os seguintes:
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Manuel Idalmiro Vargas, Fernando 
Samuel Oliveira
Alves da Silva, Manuel da Conceição Almeida, José Alves da Rocha, Altino Gomes Fião, Tarciso Manuel da Costa Rebelo,  Jaime Galvão Fernandes, António Martins Lopes, Joaquim Carlos da Costa Silva, Orlando Marques de Oliveira, José Fernandes dos  Santos Romão e Mário Pereira de Almeida.
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: António Tenreiro Abrantes, José Manuel Vieira Rodrigues, Samuel Pereira de Oliveira, Fer-
nando Augusto da Silva Ferreira, António D. Oliveira (que não seguiu para Angola), Joaquim José Batanete Palma, José Correia Magro, João da Silva Oliveira, José Nunes e Aniano Mesquita Tomaz.  
Francisco Neto e Ni Neto

Neto, furriel da CCS,
67 anos em Águeda !

O furriel miliciano Neto, da CCS do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 28 de Fevereiro de 2019.
José Francisco Rodrigues Neto era especialista de Opera-
ções Especiais (os Rangers) e integrava o PELREC da vila do Quitexe, tendo regressado a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - a Águeda, onde era (e continuou) empresário industrial do sector ferrageiro.
O dia dos 67 anos de vida é também o dos 43 de casamento com a sua na-
morada de então, a Ni (Eunice Neto), pelo que o abraço de parabéns é a dobrar  e para repetir por muitos e bons dias do futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário