O Clube do Quitexe, onde se reunia a Comissão Local de Contra-Subversão (em 1974) |
A Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) do Quitexe reuniu a 21 de Agos-
to de 1974, repetindo os encontros dos anteriores dias 1, 9 e 14 do mesmo mês de há 45 anos.
A CLCS era liderada pelo comandante Carlos de Almeida e Brito, tenente-coro-
nel de Cavalaria, e envolvia autoridades locais, para além de, supomos, os co-
Notícia do Diário de Lisboa de 21 de Agosto de 1974 |
O da foi também tempo de se saber do cessar-fogo do MPLA, do presidente Agostinho Neto e relativamente às Forças Portuguesas e «de acordo com as negociações entabuladas nas últimas semanas». O que em nada «be-
neficiou» a situação do Norte de Angola, por onde jornadeavam os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e que era zona de influência da FNLA de Holden Ro-
berto - e cujos efectivos eram calculados em 6000 homens, no interior de An-
gola. Mais 9500 no Zaire, 4500 dos quais «estacionados perto da fronteira» e já não contando com «os 5000 que estariam a ser treinados por 112 instrutores da China Popular».
O Diário de Lisboa desse dia notava que «há todavia indicações que oficiais portugueses estabeleceram também contactos oficiosos com a FNLA, no sentido de limitar as operações». O livro «HdU», de resto, sublinha que «de acordo com as directivas superiores, que impõem a não realização de acções ofensivas, foi completamente modificada a actividade operacional» do BCAV. 8423, «deixando de se «bater» as áreas dos «quartéis» do IN».
Quanto à UNITA de Jonas Savimbi, com quase nenhuma actividade na Uíge, já tinha assinado o acordo de cessar fogo no dia 14 de Junho desse ano de 1974.
Évora Soares, furriel de Zalala |
Furriel Évora Soares
faleceu há 11 anos !
O furriel miliciano Évora Soares, atirador de infantaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faleceu a 21 de Agosto de 2008.
José Carlos Évora Soares chegou aos Cavaleiros do Norte co-
mandados pelo capitão miliciano Davide Castro Dias em Outubro de 1974, substituindo o furriel miliciano Fernando Mota Viana, ati-
rador de Cavalaria que rodara para Samba Pombo, devido a problemas disci-
plinares. Regressou a Portugal em data desconhecida. A última informação que dele temos é do furriel miliciano João Custódio Dias, especialista de Transmissões, que nos deu conta do seu falecimento a 21 de Agosto de há 11 anos - quando morava em Loures, nos arredores de Lisboa.
Hoje, e sempre, o recordamos com saudade. RIP!!!
Matos, 1º. cabo de Zalala.
67 anos em Lisboa !
O 1º. cabo Luís Artur Vasques Matos, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, festeja 67 anos a 21 de Agosto de 2019.
Escriturário dos Cavaleiros do Norte, trabalhou na secretaria com o 1º. sargento Joaquim António Fialho Panasco (que fale-
ceu a 28 de Junho de 2005, há 14 anos e de doença oncológica, em Carnaxi-
de, arredores de Lisboa, onde residia) e regressou a Portugal no dia 9 de Se-
tembro de 1975. Pouco mais sabemos dele. Apenas que, segundo o furriel João Dias, morará em Lisboa, onde residia na Rua José Falcão, freguesia de Arroios. Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário