O furriel Francisco Neto (Rangers) e o alferes Jaime Ribeiro (sapadores), ambos milicianos e aqui num descontraído momento quitexano do Uíge angolano |
entre MPLA e FNLA
O 12 de Abril de 1975 foi um sábado e a Nova Lisboa chegavam reflexos da fratricida luta MPLA/FNLA, neste caso da cidade do Luso, no extremo leste de Angola.
«Está restabelecida da calma na cidade, onde ser deram incidentes graves na terça-feira, envolvendo forças militares do MPLA e da FNLA, que duraram cerca de 12 horas», anunciava um comunicado do Alto Comissário de Portugal.
Os incidentes (no dia 8), ainda segundo o mesmo comunicado, provocaram um morto civil e vários feridos militares e civis, para além de «prejuízos materiais de certa monta em alguns edifícios da cidade».
A FNLA, a partir de Kinshasa e referindo-se a Bélgica e Holanda, advertiu os seus governos contra «qualquer política» em Angola e questionou Agostinho Neto, presidente do MPLA, por ter dito que o MPLA contava, a partir de então, com «o apoio de organizações políticas» daqueles dois países naquilo a que chamou «luta contra os elementos contra-revolucionários», visando a FNLA - segundo versão da própria FNLA.
O presidente da UNITA, Jonas Savimbi, do seu lado, estava a esse tempo em Londres e lá se afirmava confiante no futuro de Angola, por exemplo rejeitando «a possibilidade de uma guerra civil depois da o independência».
Admitiu que os então recentes incidentes entre MPLA e FNLA «haviam causado ansiedade fora do país», mas acrescentou que «os recontros tinham sido esporádicos» e que «a vida quotidiana em Angola vai voltar à normalidade».
Carlos Costa, TRMS de Zalala |
Joaquim Rodrigues, TRMS de A. Viçosa |
Zalala e Aldeia Viçosa !
A 12 de Abril de 1974, há 48 anos, apresentaram-se em Santa Margarida e no Regimento de Cavalaria nº. 4 (RC4) mais 2 futuros Cavaleiros do Norte, ambos transferidos do Regimento de Infantaria nº. 1 (RI 1), de Queluz, «por terem sido nomeados para servir no Ultramar e no BCAV. 8423».
Os seguintes:
- Carlos Alberto dos Santos Costa, para a 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala. Soldado de Transmissões de Infantaria, ao tempo residente na Avenida 24 de Julho, na freguesia de Santos-o-Velho, cidade e concelho de Lisboa. Nascido a 29 de Agosto de 1952, sabemos, por informação do furriel João Dias, que faleceu a 24 de Abril de 2015, aos 63 anos. RIP!!!
- Joaquim António de Almeida Rodrigues, para a 2ª. CCAV. 8423, a da vila de Aldeia Viçosa. Igualmente soldado especialista de Transmissões de Infantaria, nasceu a 16 de Maio de 1952, é natural e ao tempo e agora residente na freguesia de Camarate, do concelho de Loures.
Sem comentários:
Enviar um comentário