CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 20 de abril de 2022

5 778 - Os aerogramas, as cartas e as cassetes de amor que voavam de lá para cá...

Os furriéis milicianos Viegas e Neto, do PELREC da CCS do BCAV. 8423 e especialistas
de Operações Especiais (Rangers) no jardim do Quitexe e e em 1974

Os furriéis Neto e Viegas, há 48 anos e no Quitexe, 
gravando mensagens de cassete para Portugal


O Quitexe era uma vila muito acolhedora e agradável, com vários cafés e restaurantes, hospital, cinema..., muitas lojas comerciais. E fica(va) a 40 quilómetros de Carmona (Uíge), uma cidade ainda com (muitas) mais respostas para quem, aos 21 para 22 anos, tinha sonhos e desejos que aqui não se contam.
O facto de eu e o Neto sermos de um pelotão operacional, dava-nos algum descanso intervalado - que aproveitámos para lazer. O Neto, ao tempo, vivia acesa paixão com a Eunice (Ni), namorada de então e mulher de hoje, e algum do nosso tempo era passado em leituras declamadas e cheias de mímica do correio que nos chegava de Portugal.
Eu por mim, sem namorada, era talvez quem mais correio recebia! Brincava, por isso, com aquela malta toda - que se enlutava de cada tarde em que, chegado de Carmona, o SPM não trazia endereço para algum de nós. Era o SPM que nos matava saudades, em aerogramas escritos e reescritos, por tudo o que era canto e lado - com corações desenhados, de setas atravessadas!
Em cada tarde que algum de nós não recebia correio, era desgosto que se chocava na alma!
O Neto, o José Francisco Rodrigues Neto - o Xico, para mim... - assolapava-se de amores, media as palavras a paquímetro, torneava-as, burilava-as, recitava-as, ensaiando os seus recados de paixão para a Ni! 
A segunda fotografia deste post foi tirada expressamente para enviar a Ni! Fiquei eu com esta cópia! A tropa não matava as paixões! Nem falecia o desejo de escrever aerogramas. Milhares, de lá para cá, levando e trazendo as boas e as más notícias. Selando os e muitos amores!!!
- AEROGRAMA: Um aerograma era uma espécie de carta que se enviava por correio aéreo, sem necessidade de sobrescrito ou selo. O custo era o de compra. E barato, para aí dois tostes (um quito do escudo). Foi criado pelo Movimento Nacional Feminino e era o meio de correspondência usualmente utilizado por e para os militares.
- SPM: Serviço Postal Militar. O SPM da CCS do BCAV. 8423 tinha o nº. 8240.

Abílio Gonçalves
Gonçalves, 1º. cabo de Santa Isabel,
71 anos em Oliveira de Azeméis!

O 1º. cabo Abílio Pimenta Gonçalves, da 3ª. CCAV. 8423 e operador-cripto de espacialidade militar, festeja 71 anos a 20 de Abril de 2022. Hoje!
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Santa Isabel, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, é natural do lugar de Costa, da freguesia e vila de Cucujães, em Oliveira de Azeméis. Lá voltou a 11 de Setembro de 1975, quando terminou a sua comissão pelo norte angolano - que ainda o levou à vila do Quitexe (juntando-se à CCS) e a Carmona, a actual cidade do Uíge.
Por Cucujães continua a viver e não se «poupa» aos encontros anuais dos Cavaleiros de Santa Isabel, sempre que se realizam. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!
João J. Rito

Rito de Aldeia Viçosa
faria hoje 70 anos!

O soldado Rito foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e hoje faria 70 anos. Dia 20 de Abril de 2022.
João Jerónimo Rito, de seu nome completo, foi Cavaleiro do Norte no aquartelamento daquela vila uíjana e também na cidade de Carmona (actual Uíge), durante a sua (e nossa) jornada africana de Angola.
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e foi sempre  participante dos muitos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz.
Faria hoje 70 anos, mas, vítima de doença, infelizmente faleceu a 1 de Março de 2016, aos 64 e já lá vão 6 anos!!!... - depois de internamento no Hospital Distrital de Castelo Branco, a sua cidade natal e onde morava, no Bairro da Boa Esperança. Hoje e aqui o recordamos, com saudade e emoção! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário